12/23/05

A PEMBA do Júlio Carrilho XIV.

As mais antigas tipologias habitacionais e comerciais:

Lojas e habitações: Habitação privada em frente ao jardim municipal.
Esta habitação, com pretensões estéticas e representativas era propriedade de uma citadina (Clotilde Lecercle) bastante conhecida em Porto Amélia.
O edifício, edificado nos anos Vinte, aparece num postal antecedente a 1929 (AHM 139, pormenor) e num pormenor de uma fotografia aérea do fim dos anos Cinquenta (AHM 5588).
Num período foi também utilizado como pensão (Pensão Moderna) e durante o levantamento apareceu bem conservado embora privado de coberturas (levantamento D. Nhanjane, I. Mendonça, M. Buvana, M. Chissano, CEDH).
Presentemente está a ser reabilitado.
É interessante notar que o mesmo edifício foi objecto de numerosas propostas de variantes, documentadas no Arquivo da Direcção de Construção e Urbanização da Municipalidade de Pemba, com vista a melhor aproveitamento de um talhão que com o tempo ficara numa posição privilegiada.
Aconteceu que o edifício foi implicado no delicado problema de dignificar a praça, inominada mas consagrada pelo jardim público, que de facto existia no cruzamento da rua Jerónimo Romero, da rua III (actual rampa do Mercado) e da rua Oliveira Salazar (actual rua CI.010).
Foram portanto apresentadas várias propostas para resolver arquitectonicamente (e obter espaços comerciais) a frente do lado do jardim, que na origem era simplesmente o muro de vedação da área das dependências.
O título desta série de imagens leva o nome do Arquiteto Júlio Carrilho por ser (sem desmérito aos demais autores) um dos obreiros desta publicação da FAPF e, em simultâneo, ter sua origem de nascimento no belo recanto de Cabo Delgado.
Poderão ver este e demais textos com imagens em:
Home Pemba - História em Imagens e Textos(http://geocities.yahoo.com.br/historiapemba/) .
Fotos e textos extraídos da recente publicação "Pemba as duas cidades" de autoria da Sandro Bruschi, Júlio Carrilho e Luis Lage.Edição FAPF (Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane - Maputo - http://www.architecture.uem.mz/
Clique nas imagens para ampliar.
Continuaremos colocando aqui, nos próximos tempos, imagens inéditas de Pemba e textos deste excelente trabalho "Pemba as duas cidades".Agradecemos aos autores e a Z. N. C.

1 comentário:

  1. Obrigado Rosa Maria Macedo. Fico feliz ao tomar conhecimento que o "Mostos" ressurgirá...É um blogue bom e idispensável.

    Abraço,

    Jaime

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.