1/16/06

A PEMBA do Júlio Carrilho XXIII.

OS EDIFÍCIOS PÚBLICOS -Palácio das Repartições, actual sede do governo do distrito (arq. João Tinoco e Carlota Quintanilha, 1965-1970).
Com imagens actuais, embaixo é apresentado o pormenor de uma fotografia aérea de cerca de 1970 (AHM 5589) que mostra o edifício já acabado e o conjunto de três imagens actuais do mesmo palácio agora chamado das Repartições.
Obs. do blogue - podem notar-se também - embora a qualidade da imagem não permita muitos detalhes - a antiga repartição de Finanças, a antiga escola D. Francisco de Almeida, os edifícios das antigas Administração Cívil, antigas oficinas do Almoxarifado, a sede da OPV-Org. Prov. de Voluntários e diversas residências como a de Travassos Rocha-Sagal e outras gémeas da antiga rua capitão Curado entre demais gravadas na imagem aérea.
O título desta série de imagens leva o nome do Arquiteto Júlio Carrilho por ser (sem desmérito aos demais autores) um dos obreiros desta publicação da FAPF e, em simultâneo, ter sua origem de nascimento no belo recanto de Cabo Delgado.
Poderão ver este e demais textos com imagens em:Home Pemba - História em Imagens e Textos(http://geocities.yahoo.com.br/historiapemba/) .
Fotos e textos extraídos da recente publicação "Pemba as duas cidades" de autoria da Sandro Bruschi, Júlio Carrilho e Luis Lage.
Edição
FAPF (Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane - Maputo - http://www.architecture.uem.mz/
Clique nas imagens para ampliar.
Continuaremos colocando aqui, nos próximos tempos, imagens inéditas de Pemba e textos deste excelente trabalho "Pemba as duas cidades".
Agradecemos aos autores e a Z. N. C.

1 comentário:

  1. Jaime, estes teus 'posts' são fabulosos!, obrigada!, um beijo, IO.

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.