3/17/06

Diversificando: TV Cabo - Moçambique - A voz da audiência...

Do Vertical:
Correspondência:
Sr.Editor!
Não tencionando avançar na linha de debate inócuo sobre o tema que o meu artigo de opinião publicado na V. edição de 13.03.2006, despertou junto da direcção da TVCabo Moçambique, quero contudo reiterar a minha posição inicial e encerrar o tema com alguns apontamentos adicionais.
Reafirmo (e enfatizo) que o conteúdo escolhido pelo programador para os canais da TVCabo Moçambique é, no geral, lixo cultural do pior que se pode encontrar até neste canto de África.
Preocupa-me também o desaparecimento dos canais sul-africanos, sejam quais forem as razões que agora se quer invocar, para dar origem à uma CONCENTRAÇÃO de negócios entre a Multichoice e a TVCabo.
Nada mais fará sentido, se as regras de mercado continuarem assim em Moçambique.
É verdade, a TVCabo Portugal não é accionista directo na TVCabo Moçambique, mas já o é por interposta pessoa e, fundamentalmente, parceiro estratégico da Portugal Telecom (PT) no mercado internacional.
Isso é fácil de demonstrar.
Com efeito, a confluência de interesses e negócios comuns entre os grupos TDM, Visabeira e PT é tal em Moçambique que levou a PT Inovação, o braço tecnológico do grupo PT, a referir num relatório de actividades que era de se (...) salientar ainda a consolidação, em 2002, do desenvolvimento dos negócios internacionais no mercado africano, nomeadamente através da parceria com o Grupo Visabeira e da Televisa, em Moçambique.
Isto para não falar das estratégia e estrutura empresarial entre a PT e as TDM, absolutamente idênticas.
Com 50% cada, as TDM e o grupo Visabeira detêm a TVCabo Moçambique.
Por seu turno, com 100 % de participação, a PT detém a TVCabo Portugal, a Luso-Mundo Cinemas e a Luso-Mundo Audiovisuais.
É justamente, por conta destes entendimentos privilegiados, que a TVCabo Moçambique vende agora o Luso-Mundo Premium no Pacote Básico Mais.
E se ainda persistirem dúvidas cito ainda o Jornal de Negócios de Portugal (19.10.2005) que diz que (...) a evolução futura do Grupo VISABEIRA depende: da evolução da procura do GRUPO PORTUGAL TELECOM para os serviços prestados pelo Grupo, bem como das margens praticadas na prestação dos mesmos, sendo de referir que, a contribuição do GRUPO PORTUGAL TELECOM para o volume de negócios consolidado do Grupo VISABEIRA tem vindo a baixar, devido ao processo de diversificação e internacionalização de negócios tendo ascendido no exercício de 2004 a cerca de 25,8%.
E o que mais nos interessa: (...) as relações comerciais entre estes dois grupos têm por base, essencialmente, contratos a prazo de 3 anos; dos riscos geo-políticos dos países em que incide a
internacionalização do Grupo (Moçambique e Angola), sendo que actualmente e a curto prazo o impacto deste riscos é em grande parte atenuado pela actuação do Grupo nestes países em parceria com empresas públicas locais; da capacidade dos investimentos recentes e previstos em imobilizado corpóreo e incorpóreo gerarem resultados, destacando se os do sector de turismo, no qual o retorno do investimento apresenta um grau de incerteza maior e a experiência do Grupo é ainda recente; da possibilidade de alienar os projectos imobiliários ao ritmo ou aos preços previstos, o que a não concretizar-se terá impacto nos resultados e no saldo da dívida. Fim de citação.
Ora aquí temos razões bastantes para justificar a sovinice da TVCabo Moçambique, que não hesita em fazer-nos de patetas, impingindo-nos serviços de quinta, a preços incríveis, quando podia (se quizesse) fazer melhor.
Assunto encerrado, porque para bom entendedor...
Ricardo Santos / Analista de Sistemas
========================
TVCABO ESTÁ UM LIXO!
Eu sou assinante da TVA CABO e concordo com a explicacão do senhor Ricardo Santos, quando ele diz que o conteúdo escolhido pelo progamador para canais TVCABO Moçambique é LIXO CULTURAL do pior que pode se encontrar neste canto de África.
Ora vejamos: a TVCabo Básico é uma granda lixeira e agora foram introduzir a TVCabo digital que so tá cheio de canais INDIANOS ou seja Asiáticos.
Será que já fomos colonizados pelos INDIANOS nesta nossa bela Pátria?
Mil vezes assistir TVM /STV / Miramar.
Assinantes desta TVCabo é hora de fazermos uma greve ao grupo TVCabo.
PARA TERMINAR:
Ora aqui temos razões bastantes para justificar a sonivente da TVCabo, que não hesita em fazer- nos de patetas, impingindo-nos serviços de quinta categoria, a preços incríveis, quando
podia se quisesse fazer melhor.
APESAR DE SER UM ASSINANTE DESTA TV, DIGO E REPITO TVCABO ESTÁ UM LIXO.
Carlos Mcdill
In Vertical - Maputo sexta-feira 17.03.2006 - Nº 1034

1 comentário:

  1. se o serviço da TV Cabo de Moçambique for da mesma qualidade do que é prestado aqui em Portugal, estão tramados, meus amigos. segundo um estudo recente, divulgado há 2 dias, a TV Cabo é de todas as empresas a que tem pior imagem junto do público e aquela que é alvo de maior número de queixas dos utentes. é um serviço abaixo de cão.

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.