3/15/06

Gripe das aves - "Brincadeira" à portuguesa...

A "elitização" da "vacina-da-gripe-das-aves"...
Não é à toa que o anedotário tupiniquim está recheado de humor ilustrado por nossos irmãos e conterrâneos lusos já que se permitem ridículas aberrações como esta, transcrita do "Expresso" e noticiada em tom de humor, nos jornais de fim de noite de ontem, por algumas tv's deste lado do mar:
"Em caso de pandemia de gripe das aves, 100 mil portugueses «fundamentais» vão receber antiviral.
Cem mil portugueses considerados «fundamentais para o país», devido aos cargos que ocupam, vão receber antivirais em caso de pandemia provocada pelo vírus da gripe das aves.
O anúncio foi feito ontem pela sub-directora-geral da Saúde, Graça Freitas.
A responsável falava numa sessão sobre os cenários pandémicos da gripe, durante a qual anunciou que a Direcção-Geral da Saúde realizou um levantamento dos trabalhadores que são considerados prioritários para o país.
Trata-se de profissionais de saúde, responsáveis que trabalham em sectores como o fornecimento de electricidade, água, gás ou alimentos e ainda outros como as forças de segurança, especificou Graça Freitas.
Estes portugueses constam de um esquema profilático prolongado que consiste na toma durante seis semanas do antiviral considerado mais eficaz para combater a gripe humana provocada pelo vírus H5N1 (oseltamivir).
Portugal tem actualmente armazenados 11 mil tratamentos completos de oseltamivir.
A reserva estratégica que assegurará a administração de oseltamivir a 25 por cento da população deverá chegar ao país no segundo semestre deste ano, segundo a informação avançada anteriormente pelo Governo.
Tal como a maioria dos países, Portugal pode efectuar uma reserva para assegurar que se torne possível a aquisição da vacina assim que o vírus sofra uma mutação que permita a transmissão entre humanos e que seja descoberta a respectiva vacina.
Também de acordo com Graça Freitas, Portugal está ainda a avaliar propostas de empresas farmacêuticas que estão a investigar a vacina contra o H5N1.
Graça Freitas afirmou ainda que as recomendações técnicas apontam para a vacinação universal em Portugal, assegurando que todas as pessoas a viver em Portugal poderão ser vacinadas.""
In Expresso
...Já imaginaram a "guerra" que será a escolha dos tais "fundamentais"?...
As brigas entre "socialistas" e "oposição", presidente de clube, sindicalista, engraxate, dono de botequim, chefe de carregador de estação de caminho de ferro, etç., etç., todos se declarando "fundamentais" e imprescindíveis para o funcionamento do País "gripado"...?????
Vai ter até "venda-paralela" de fichinhas para fazer parte da tal "bicha" dos "fundamentais"...
E o preço alcancará valor astronómico compensado pelo tráfico de influências ou velhas "cunhas" inerentes ao poder...
Realmente, no estágio em que a coisa anda, é melhor rir do que chorar...
E rezar para que 'iluminados' como essa senhora Graça Freitas se demitam do cargo o mais rápido possível !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.