7/25/06

II FNCMT: Começa amanhã !


O presidente da república, Armando Guebuza, procede amanhã ao lançamento do II Festival Nacional da Canção e Música Tradicional, que decorre até domingo em Pemba, sob o lema "Celebrando a Diversidade Cultural Livres do HIV/SIDA". O evento, que se realiza 20 anos após o primeiro, irá juntar na capital provincial de Cabo Delgado cerca de 400 artistas provenientes de todos os pontos do país.
As delegações provinciais que participarão no evento já começaram a chegar a Pemba, cidade que há várias semanas se vem preparando para acolhê-las.
O II Festival Nacional da Canção e Música Tradicional foi lançado em Março passado, tendo percorrido as diferentes localidades do país, distritos e províncias.
Desde Maio, quando terminou a fase provincial, as delegações que a partir de amanhã colorirão os locais de Pemba escolhidos para o evento estavam a ser formadas e a preparar-se para apresentarem o melhor que há nos seus pontos de origem em termos de canção e música tradicional.
Este evento é organizado pelo Governo, através do Ministério da Educação e Cultura.
Entre vários objectivos, a realização visa juntar os moçambicanos para um intercâmbio cultural através de uma das suas várias expressões culturais.
Também visa chamar à reflexão de todos os sectores da sociedade sobre os contornos que a pandemia do HIV/SIDA está a atingir no nosso meio.
É por isso que se escolheu o lema sob o qual decorre este festival.
A inauguração do II Festival Nacional da Canção e Música Tradicional acontecerá no Estádio Municipal de Pemba.
Paralelamente às demonstrações culturais, que terão como palco a Casa de Cultura da capital provincial de Cabo Delgado e a praia do Wimbi a partir de amanhã, estará patente uma exposição de instrumentos musicais e materiais de danças tradicionais moçambicanas, bem como feiras de arte, artesanato e gastronomia.
O programa da cerimónia de abertura do festival prevê, para além do discurso do presidente da República, que é o seu momento mais alto, as boas-vindas às delegações visitantes por parte dos responsáveis e grupos culturais da província anfitriã.
Maputo, Terça-Feira, 25 de Julho de 2006:: Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.