7/29/06

II FNCMT: Um apontamento de Glória de Sant'Anna a respeito do Estádio de Pemba.


Muito me alegrou ter visto transmitido na televisão um trecho do Festival Nacional da Canção e Música Tradicionais de Moçambique no Estádio de Pemba.
Aquele estádio foi projectado e orientada a sua construção pelo Arquitecto Andrade Paes, aquando da visita do Presidente da Répública de Portugal - General Craveiro Lopes - A Pemba (naquela época chamada Vila de Porto Amélia, a fim de ser aquela Vila elevada a Cidade).
A construção do estádio, gerou um movimento muito simpático de solidariedade, pela disponibilidade dos que se juntaram (trabalhadores e outros) para gratuitamente colaborarem com esforço de trabalho e oferta de materiais, sem qualquer outro encargo.
Porto Amélia (cujo nome foi posto pelo Rei de Portugal D. Carlos I em honra de sua Mulher a Rainha D. Amélia) - o historiador Ungulana Ba Ca Cossa sabe isso com certeza -.
Porto Amélia ( Pemba ) dizia eu, era nessa altura uma povoação sossegada.
Nesses festejos de elevação a cidade, o Estádio foi estreado à noite com grupos de batuque e a assistência de altas individualidades.
O Arquitecto Andrade Paes pintou um mural simples na parede exterior à entrada do estádio.
Muito me apraz que o trabalho dos que deram longos anos da sua vida com humanismo e generosidade, seja agora ainda mais valorizado pela alegria dessa gente dançarinos e cantantes movimentando-se para o futuro dessa terra bendita de Moçambique.

Glória de Sant'Anna - 29/06/2006

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.