8/16/06

Entre o Mar e a Terra: Situação identitária do norte de Moçambique.


O académico Rafael da Conceição publica amanhã, no Centro de Estudos Brasileiros (CEB) o livro “ Entre o Mar e a Terra: Situação identitária do norte de Moçambique”, uma obra da colecção identidades com a chancela da «Promédia».
O livro tem um prefácio do sociólogo Carlos Serra e será apresentado pelo historiador e escritor João Paulo Borges, que este ano foi galardoado com o “Prémio José Craveirinha”.
Sobre a obra “Entre o Mar e a Terra: Situação identitária do norte de Moçambique”, João Nobre escreveu: “combinando diversas abordagens da Antropologia e da História, o livro mostra a difícil, mas bem conseguida, apreensão de processos identitários das sociedades costeiras de Cabo Delgado, num contexto histórico de construção de um Estado-Nação e de uma identidade nacional.
Identidade nacional.
Situa-se aqui uma das problemáticas levantadas no livro: comunidades costeiras singulares e a construção de uma identidade nacional.
A relação é de conflito com o Estado que, segundo o autor, tendia a marginalizar as comunidades costeiras islâmicas”.
(Celso Manguana) - CANAL DE MOÇAMBIQUE - 16.08.2006
Via "Moçambique para Todos"

1 comentário:

  1. Boa tarde. estou à procura de comprar este livro (vivo em Portugal) mas não consigo encontrá-lo online. Haverá alguma forma de o obter? Muito obrigada.

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.