1/05/07

Moçambique entre maiores destinos turísticos.

Moçambique é apontado como um dos maiores destinos turísticos do mundo para 2007, segundo refere uma noticia publicada no ‘The Independent’, um dos mais prestigiados jornais britânicos, na sua edição desta semana.
Outros países apontados por este jornal são o Montenegro, Madagáscar, Zanzibar (Tanzania), Maurícias, Egipto, Seychelles, Austrália (Sidney), entre outros.‘Moçambique está agora em paz, mas ainda vai demorar até que os turistas considerem este pais africano, outrora devastado pela guerra, como um dos destinos turísticos sério’, lê-se numa das passagens do texto.
O ‘Independent’ da um destaque particular a Ilha do Ibo, uma das 32 ilhas do Arquipélago das Quirimbas, situadas na província de Cabo Delgado e que outrora se tornou num importante entreposto comercial Português, como sendo um dos maiores atractivos, dada a sua beleza.
Alias, a popularidade do turismo moçambicano é tal que se encontra neste país, em gozo de férias, o príncipe britânico Harry.Harry, membro da Família Real Britânica, e neto da Rainha Isabel II, chegou no princípio da semana passada ao Arquipélago de Bazaruto para uma visita de 10 dias a convite do pai do sua namorada.
Dados a que a AIM teve acesso junto do Ministério do Turismo indicam que, no início da década de 1990, Moçambique recebia cerca de cinco mil turistas ano, tendo este número subido para cerca de 700 mil em 2005.
Há dias o ministro do Turismo, Fernando Sumbana, disse ao nosso jornal que o país espera atingir um milhão e 200 mil turistas estrangeiros em 2013.
Actualmente, o turismo é um dos maiores contribuintes para a captação de divisas em Moçambique, estando prevista cerca de 150 milhões de dólares ate ao fim do corrente ano.
Nos últimos anos, o sector contribuiu com cerca de 2.5 porcento para o Produto Interno Bruto.
Próximo ano, este sector poderá encaixar 157 milhões de dólares nas receitas do Estado, mas Sumbana diz que o maior desafio para os próximos tempos é 'desenvolver e posicionar o país como destino turístico de classe mundial'.
Dados da Organização Mundial do Turismo referem que Moçambique registou no ano passado o maior crescimento de todo o mundo, com cerca de 37 porcento comparativamente ao ano anterior.(AIM)
Maputo, Sexta-Feira, 5 de Janeiro de 2007:: Notícias

2 comentários:

  1. Nós "desbravamos" e agora os turistas dos quais uma minoria serão portugueses, "colhem" os seus benefícios;até o principe britânico Harry; não haja dúvidas, o rapaz tem bom gosto!Não somos só nós a gostar daquela terra!

    ResponderEliminar
  2. I worry that the increrased tourism is already driving prices up for land and building materials. That makes it harder for locals or returnees to get going...

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.