1/20/07

Sul de Cabo Delgado: ligação aos pedaços !


As ligações entre os vários pontos do sul de Cabo Delgado estão condicionadas devido às chuvas e tudo leva a crer que se as entidades responsáveis, a nível do Governo, pela manutenção das estradas, não agirem já, pelo menos ficaremos neste período chuvoso, com regiões sem comunicação uma da outra.
Montepuez e Balama estão ameaçados não só pela habitual precaridade da estrada que liga os dois distritos por estas alturas, sobretudo por causa de dois cortes da via que estão a progredir.
Falar da ligação destes dois distritos é fazê-lo em relação aos contactos via rodoviária entre as províncias de Cabo Delgado e Niassa, sem ser necessário passar por Nampula.
Em Namuno só se pode comunicar com dois dos quatro postos administrativos, Machoca e N’cumpe, porque para Papai não se pode ir.
Há três rios, um dos quais, o Nina é normalmente intransponível em todo o período chuvoso. Atravessa-se apenas de canoas.
Ir a Hucula não é obra de todas os dias.
Aliás mesmo na tentativa de se ligar com Montepuez, o rio Namikuio, candidata-se a um sério obstáculo, porque do lado de Namuno, a ponte sobre si está a deixar abrir uma cratera que pode “ajudá-la” abaixo e assim nem Montepuez, por isso, nem com a capital provincial, se bem que por via Balama, para além dos inconvenientes ainda em crescimento, uma pequena ponte desabou.
É tudo isso, mais o oportunismo de sempre, dos automobilistas, dos aldeões junto aos locais críticos que têm que ganhar também um pouco, nalguns casos aumentam as crateras para haver lugar de se lhes solicitar ajuda. etc., etc., etc.

Pedro Nacuo - Maputo, Sábado, 20 de Janeiro de 2007:: Notícias

2 comentários:

  1. Este é um texto igual para vários blogues:


    Por ter decidido criar a “Escola de Astrologia Nova-Lis”, mantendo ao mesmo tempo, a minha actividade de editor do “Anjo Dourado” necessito de TEMPO para me dedicar àquilo que mais gosto: os livros e a astrologia.

    Por isso, decidi apagar o meu blogue “Postais da Novalis” no próximo dia 5 de Fevereiro. Não o faço mais cedo, porque nesse mesmo dia ainda farei o post colectivo da “Rede de Blogues Espirituais”.

    Sou dos que entendem que, quando se desiste de um blogue, se deve apagá-lo completamente, para que não fique por aí a vaguear, criando energias paradas, que se vão transformando em restos energéticos negativos.

    Como entendo que uma coisa leva à outra, também venho solicitar o favor de retirar este meu blogue da sua lista de linques, de modo a que o seu sítio fique energeticamente limpo e bem arejado.

    Agradecido por este tempo de convívio,

    António Rosa

    ResponderEliminar
  2. Pedido atendido caro Amigo.
    Sucesso, felicidades e disponha do,

    Jaime Luis Gabão

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.