2/03/07

Diversificando...Jovens criam site com contagem de mortos no Rio de Janeiro.


RIO DE JANEIRO - É muito comum ouvir que o Rio de Janeiro e outros Estados brasileiros têm tantas mortes violentas quanto países em situação de guerra.
Pensando nisso, Andre Dahmer e Vinicius Costa, jovens moradores do Rio, decidiram criar o site Rio Body Count, que disponibiliza diariamente a quantidade de pessoas mortas e feridas no Estado.
O número de mortos é computado desde quinta-feira e tem como base notícias de imprensa e relatos de colaboradores.
Segundo o analista de sistemas Vinicius Costa, 25 anos, a idéia surgiu do site Iraq Body Count, que mantém e atualiza diariamente o número de civis mortos no Iraque devido a ação das tropas norte-americanas desde o início da guerra, em março de 2003.
"Olhando alguns estudos feitos pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESEQ), percebemos o que todo mundo já sabe mas não quer enxergar: morre tanta gente aqui (no Rio) quanto lá (no Iraque)", acrescentou.
Para ele, as causas da violência no Rio são, entre outras, a falta de investimento em educação e falta de vontade "não só política, mas também da sociedade".
De acordo com Costa, o problema está na acomodação do povo, "que gosta muito de reclamar, mas depois liga a TV e fala que trabalhou o dia inteiro, tentando se isentar da responsabilidade. É preciso acordar. Parar de fechar os olhos, achando que o problema vai sumir".
Carioca do bairro da Água Santa, zona norte do Rio, Costa, que se considera minoria por nunca ter sido assaltado em sua cidade, diz que a violência não é grande apenas no Rio. "Temos recebido inúmeros e-mails de pessoas de São Paulo e Minas dizendo que nesses lugares é quase a mesma coisa.
Claro, o que acontece aqui no Rio tem maior exposição, mas a situação está crítica em todo o Brasil.
Não só no Brasil, mas em todo o mundo", finalizou.

3 comentários:

  1. Arrepiante. u já fui 3 vezes de férias ao Rio e é uma cidade linda, mas assusta ler os jornais e ver tv quando lé estamos.
    Tenho esperança que as coisas melhorem...

    Foste ver as fotos do Tito no Voando?
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Esta é a "outra guerra" que muitos procuram esconder ou minimizar e que se estrutura na omissão e maus exemplos de governantes, políticos, etç....
    Deus ajude !!!
    Vi as fotos do Tito Xavier e gostei. Entrega-lhe um abraço se te comunicares com ele.

    Abs.

    ResponderEliminar
  3. E o Rio de Janeiro continua lindo de morrer!

    O contador está frenético. No momento deste comentário são 163 mortos!

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.