5/11/07

Desaparecimentos estranhos em Cabo Delgado...


Renamo denuncia...
Maputo, 10/5 - A RENAMO, principal partido da oposição moçambicana, denunciou hoje o "desaparecimento estranho" de 18 pessoas em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, número refutado pela Procuradoria Provincial, que apenas admite o sumiço de duas pessoas.
Numa carta denúncia entregue ao jornal Diário de Moçambique, editado na Beira, a RENAMO afirma que entre Fevereiro e Abril deste ano, 18 pessoas foram raptadas e, posteriormente, assassinadas nos distritos de Nangade, Palma e Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, supostamente para extracção de órgãos.
O presidente do conselho provincial da RENAMO em Cabo Delgado, Armando Passila, contou ao Diário de Moçambique que um dos corpos descobertos, que se supõe pertencer a uma das vítimas, tinha veias cortadas. Passila, que acusou as autoridades locais de "indiferença" face ao sucedido, assegurou que a informação foi recolhida pelos delegados distritais do partido naquela província, contactadas por familiares das vítimas.
O procurador-chefe da província de Cabo Delgado, Sérgio Reis, admitiu ter recebido denúncias de dois dos eventuais casos de rapto e garantiu que a procuradoria "está a trabalhar nas informações recolhidas". Igualmente, o procurador de Mocímboa da Praia, Nazimo Mussa, confirmou a realização de investigações sobre o alegado desaparecimento de pessoas, indicando que dois indivíduos estão sob custódia da Polícia de Investigação Criminal daquela província.
O director da Ordem Pública no comando provincial de Cabo Delgado, Joaquim Nido, considerou "assustadora" a denúncia, alertando, no entanto, que possa tratar-se de "mais uma brincadeira política" da RENAMO. "Dezoito pessoas não é um número de brincadeira. Se for mais uma brincadeira política, acho que é mau. Entendemos que se está em vésperas de eleições, mas não é necessário agir assim", disse Joaquim Nido, que prometeu explicar o caso nos próximos dias.

3 comentários:

  1. Hello! Enjoyed the pictures and wish I could translate the language,But I enjoyed my stay and appreciate your posts of pics.If you get a chance,stop on by my blog.Im at http://www.michaelangelohsheaven.blogspot.com Thanks again. I will bookmark your blog and search for a translation tool to read these posts.

    ResponderEliminar
  2. uma notícia sem dúvida assustadora ...

    está tudo OK contigo?
    espero que sim ....


    bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. MichaelAngeloh:
    Thank you for the comment. I am glad you liked it.

    Isabel,
    Tudo bem. Um beijo para ti. Continuo, sempre que me é permitido, 'espreitando' teu "Art & Design" que continua formidável.

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.