segunda-feira, 11 de junho de 2007

PEMBA - FALECEU O ENFERMEIRO NAPICA...

Faleceu o enfermeiro Napica (Simão do Rosário Napica) como era conhecido.
Quem, entre antigos e atuais residentes de Porto Amélia/Pemba não se lembra dele?
Todos sabemos da sua dedicação como enfermeiro que cuidou de muitos de nós.
Jamais esquecerei quantas vezes, no hospital ou em casa, corria com seu ar alegre para nos dar umas injeções que levavam embora a febre incómoda ou fazer curativos de ferimentos causados por nossas peraltices de moleques ou de mordida de cachorros que atormentavamos pelos quintais de nossas casas...
Era também anestesista. Esteve na MCT (Missão de Combate às Tripamosomíases – missão da mosca-do-sono) antes de fazer concurso para anestesista tendo sido um dos melhores.
E participou de várias cirurgias que minha Estimada Mãe fez no hospital da então Porto Amélia...
Vejo-o ainda, passando amiude, zeloso e preocupado, no quarto de minha Mãe para verificar como ela estava...
E deslocando-se a nossa casa, desinteressadamente, como enfermeiro, visita e verdadeiro Amigo, para cuidar de muitos e nós.
Depois da independência de Moçambique foi Presidente do Conselho Executivo de Pemba.
Uma das suas últimas acções em prol do desenvolvimento da cidade e de toda a província foi a luta pela instalação da Universidade em Pemba.
Negociou por todos os cantos, pediu apoio a todos os pembenses que podiam ter alguma influência na decisão e finalmente conseguiu.
Hoje existe a Faculdade de Turismo um curso de informática, da Universidade Católica em Pemba. É interessante saber que ele fez na prática “recolha de assinaturas”, quando foi para angariar apoio para a instalação do ensino superior em Pemba.
Idealiza-se fazer-se um abaixo assinado para que exista em Pemba uma rua com o nome do Napica.
Ele merece ! E estamos à disposição para colaborar.
Paz a sua Alma.
(Informação cedida na parte do falecimento e de sua atividade como chefe da edilidade de Pemba por J. Z. C. em 11/06/07)
Jaime Luis Gabão

Nenhum comentário: