terça-feira, 9 de outubro de 2007

CABO DELGADO - Parque industrial cresceu 62 por cento em cinco anos.

Maputo, Moçambique, 08 Out - O parque industrial da província de Cabo Delgado cresceu de 318 estabelecimentos, em 2002, para 515 até ao primeiro semestre de 2007, um aumento de 62 por cento, informou a Direcção Provincial da Indústria e Comércio (DPIC).
Constituído maioritariamente por micro e pequenas empresas, o parque industrial da província foi aumentando em seis unidades industriais apenas no primeiro semestre do ano, sendo duas de processamento de castanha de cajú, uma de processamento de camarão e outra de descasque de arroz.
Ainda de acordo com a DPIC de Cabo Delgado, a província registou uma expansão gradual do parque industrial nos últimos anos, tendo sido coberta a maioria dos postos administrativos, principalmente em moageiras.
No que diz respeito à área comercial, a rede subiu de 1708 estabelecimentos comerciais em 2002 para 2160 existentes até ao primeiro semestre deste ano, o que corresponde a um crescimento de 26,5 por cento.
À semelhança do que acontece com a fraca cobertura da indústria, a rede comercial também enfrenta o mesmo problema.
Parte considerável da população ainda se encontra distante ou mesmo desprovida destes serviços tão essenciais para a sua vida.
No primeiro semestre foram exportados 315673 toneladas de produtos tais como madeira, fibra e semente de algodão, castanha de caju, amêndoa e milho de que resultou uma receita de 155 milhões de dólares.
Os principais mercados das exportações são a Indonésia, China, Índia, Portugal, Estados Unidos da América, Alemanha e África do Sul.
MacauHub - 08/10/2007

Nenhum comentário: