8/11/08

Sabores do Ibo no Cais do Sodré em Lisboa.

(Clique na imagem para ampliar)
.
Em 4 de Julho de 2007 dizíamos aqui que alguns empresários portugueses ligados à Câmara de Comércio Portugal Moçambique, em Lisboa, iriam abrir um restaurante no Cais Sodré denominado IBO. A idéia do espaço era(é) oferecer aos visitantes e clientes uma imagem da Ilha do Ibo o mais possível próxima da realidade, para isso contando com fotos e objectos em exposição e uma ementa com pratos típicos daquela bela região insular de Cabo Delgado (peixe, carne, caril, achar, doces, bebidas entre outros.)
Segundo o meu Amigo e colaborador deste blogue Dr. Carlos Lopes Bento acaba de me informar, o "IBO-Restaurante" foi inaugurado em finais do último mês de Junho e está a funcionar no Cais do Sodré, defronte ao estuário do rio Tejo, num armazém do início do século XX.
Diz o portal do "IBO-Restaurante" que "sua cozinha é inspirada na gastronomia de raízes portuguesas e nos pratos de sabores moçambicanos... cruzando-se culturalmente com o Ibo, uma ilha situada em pleno oceano Índico e pertencente ao arquipélago das Quirimbas no norte de Moçambique".
Afirma também o Dr. Carlos Bento que os camarões tigre com piri-piri consumidos por ele hà uns dias atrás por sugestão e convite da gerência do Ibo-Restaurante, são uma especialidade a não perder.
Portanto aqui fica a sugestão se é ligado e amante da gastronomia e cultura macuas e está no recanto luso (Lisboa ou próximo) mas saudoso dos sabores do Moçambique de muitos de nós, tanto por afinidade como por nascença ou raízes.
.
Para chegar até ao restaurante, localizado junto à estação fluvial-Cais do Sodré-Lisboa:
- Armazém A, Compartimento 2, Cais de Santos, 1200-450, Lisboa;
- Telefones 21 342 3611 e 96 133 2024;
-Poderá utilizar o metro Cais do Sodré-Linha Verde, autocarros vários e elétrico.
- Funciona de segunda a quinta-feira das 12h00 às 23h00, sextas e sábados das 12h00 às 02h00 e encerra aos domingos.
  • IBO-Restaurante - Aqui!
  • Trabalhos de Carlos Lopes Bento sobre o Ibo e arquipélago das Quirimbas - Aqui!

3 comentários:

  1. Oi Jaime,

    Bom dia.

    Desconhecia a abertura deste restaurante ... fui espreitar o site ... tem um aspecto bem acolhedor ... agora quanto aos preços são um bocado carotes ... mas ... também localizado no local onde está ... um dos sítios mais "in" de Lisboa ... outra coisa não seria de esperar ...

    bjs

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo Isabel. Do jeito que andam as "economias" do povo luso em sua maioria, acaba por ficar restrito às minorias mais abonadas ou de orçamento doméstico menos apertado. E hà sempre um preço diferenciado para cima quando se pretende usufruir de qualidade e localização. Não conheço pessoalmente, mas, pelas informações que recebo é local digno de visita obrigatória para quem aprecia degustar a boa culinária moçambicana e portuguesa.
    De notar que o logotipo representa a planta pentagonal da colonial Fortaleza de S. João Baptista, monumento que distingue a bela Ilha do Ibo através dos tempos e da História.
    Obrigado por teu comentário e visita sempre aguardada.

    ResponderEliminar
  3. Confesso que pretendo lá ir logo que possivel.É sempre bom recordar Moçambique. Dou noticias depois da visita.

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.