8/08/08

Se vai a Portugal, conheça o Douro e as festas da Senhora do Socorro na cidade da Régua

(Clique na imagem para ampliar. Imagem original daqui)
.
Portugal transfigura-se no verão. Festas e romarias acontecem por todos os recantos atravessando as tardes longas e entrando pelas noites quentes apinhadas de povo local e do que vem do estrangeiro em busca da alegria do folclore, dos sabores da gastronomia tradicional, dos sons da religiosidade e do Portugal que vive em seus corações... E, na cidade capital da vinha e do vinho do Porto - a bela Peso da Régua, localizada no coração do Douro onde contempla, espreguiçada no vale às margens do rio Douro as encostas repletas de vinhedos, também é hora de festa e alegria... a alegria das Festas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ou Festas do Socorro, Senhora do mundo e padroeira também desta cidade do Portugal de nossas raízes.
Do portal do Município do Peso da Régua, transcrevo, quase como um convite para que vá até à Régua, se porventura passar ou estiver em Portugal:
.
5 de Agosto de 2008 - Festa de Nossa Senhora do Socorro afirma-se na Região e no País – de 01 a 16 de Agosto.
02 de Agosto marca o início da edição de 2008 da Festa de Nossa Senhora do Socorro /Festa do Douro, com a realização do Festival Internacional de Folclore, na Alameda dos Capitães. Uma organização em parceria do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Godim com a Comissão de Festas.
Presentes neste Festival Internacional de Folclore estiveram, além do Rancho Folclórico anfitrião, o Rancho Folclórico de Alvarelhos – Trofa; o Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz – St.º Tirso; o Rancho Folclórico de Sta. Maria de Cárquere – Resende e o Grupo de Cantares e Danças de St.ª Cruz de Riba Tâmega.
O Festival Internacional de Folclore tem vindo a afirmar-se de ano para ano, sendo, nesta altura, uma mostra excelente das tradições ligadas à vinha e ao vinho e que nos identificam como povo.
Segue-se o Festival da Francesinha, com destaque para os concertos de Mónica Sintra – dia 7; Jorge Palma – dia 8; Cristiane Sollari – dia 9 e Da Weasel – dia 10. De salientar, o local de realização desta iniciativa – Parque Multiusos, uma aposta do Município com vista à melhoria da qualidade de vida dos Reguenses, assente na requalificação urbana. A entrada é gratuita em todos os concertos.
Nesta altura, falta ainda intervir no parque de estacionamento contíguo (vulgo parque de estacionamento da Sirius), com o objectivo de o modernizar, tornando-o mais funcional para os seus utentes, melhorando, dessa forma, a qualidade do estacionamento no centro da cidade, articulando-se, assim, funcionalmente os dois espaços, dotando-o de unidade.
Além de ser uma mais-valia no que concerne à organização da Festa de Nossa Senhora do Socorro, o parque multiusos é a solução para o problema da feira semanal, dividida por três locais, desde 1999.
O conceito geral desta intervenção é a reabilitação de uma zona central, aproveitando os espaços para usufruto da população, contribuindo para minorar alguns problemas estruturais da cidade, dando-lhe uma nova vida. O investimento global é de cerca de 600 mil euros.
No dia 9, pelo terceiro ano consecutivo, realizar-se-á a 3.ª Prova de Perícia Nossa Senhora do Socorro. A primeira fase tem arranque marcado para as 18H00 e a segunda para as 21H00, na Rotunda do Tondela.
Igualmente pelo terceiro ano consecutivo, realizar-se-á no dia 10, a Corrida de Automóveis (madeira/rolamentos). O início está marcado para as 14H30. O percurso será entre a Igreja de S. José de Godim e a Escola E.B. 2,3.
No dia 11, a emblemática zona histórica do Peso receberá a Sessão de Fados, com início previsto para as 22H30, na Igreja Matriz e às 23H30, no Largo do Eirô.
O espectáculo de Stunt Riding, com piloto Paulo Matias é a proposta para o dia 12. Agendado para as 22H00, o espaço de eleição é a Avenida do Douro.
O dia 13 de Agosto reserva uma surpresa para os milhares de pessoas que tradicionalmente acorrem a Peso da Régua. A Comissão de Festas aposta numa alteração ao modelo tradicional da marcha luminosa, para que o programa seja enriquecido e as pessoas se identifiquem cada vez mais com a Festa de Nossa Senhora do Socorro.
O desfile do dia 13 terá a participação de várias fanfarras de Bombeiros Voluntários, grupos de bombos, animação de rua e samba. A dar início e a fazer o encerramento do mesmo, os tradicionais carros alegóricos.
O desfile terá início no largo da CP, seguindo pela Av.ª da Galiza, Av.ª João Franco, Av.ª de Ovar, terminando na Av.ª do Douro.
14, 15 e 16 são os principais dias da festividade que trás até Peso da Régua cada vez mais pessoas. A aposta da Comissão de Festas e do Município é na qualidade do programa que apesar de tradicional, surge anualmente renovado, com vista a aumentar a sua atractividade.
No dia 14, destaque para o arraial do Peso, com a participação, a partir das 02H00, do Quim Barreiros.
Os dias 15 e 16 ficarão marcados pela majestosa Procissão do Triunfo e pelos arraiais do rio.
A Comissão de Festas e o Município do Peso da Régua convidam-no a visitar Peso da Régua e a participar na Festa de Nossa Senhora do Socorro / Festa do Douro.
.
Do blogue "Escritos do Douro"
















































Clique no "player" e escute Chula de Pias ou Régua Cidade Graciosa.
Se deseja repetir as músicas é só clicar em ">" dos mini-player acima. Informamos que o player não funciona com navegador "Firefox".
(Para evitar sobreposição de sons, não esqueça de "desligar" a rádio "ForEver PEMBA.FM". O player localiza-se no menu deste blogue, lado direito.)
  • Portugal - Douro - Peso da Régua - Aqui!
  • Câmara Municipal do Peso da Régua - Aqui!
  • Biblioteca Municipal do Peso da Régua - Aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.