9/16/08

Ecos da imprensa lusa - 7º. COLÓQUIO ANUAL DA LUSOFONIA EM BRAGANÇA!

7º. colóquio da lusofonia de 2 a 5 de outubro 2008.
Setembro 2008 - Quando cheguei da Austrália (a Portugal) fui desafiado pelo meu saudoso mentor, José Augusto Seabra, a fazer os Colóquios da Lusofonia longe estava eu de supor que em Outubro de 2008 estaria a realizar o 10º colóquio, sendo o 7º em Bragança.
Desde então, ao contrário do mundo ocidental que confunde multiculturalismo com islamismo e outros ismos, tenho definido a minha versão de Lusofonia. Mas o que entendo dela é aquilo que foi expresso ao longo destes últimos anos, em cada um dos Colóquios sendo esta uma visão das mais abrangentes possíveis, que visa incluir todos na Lusofonia que não tem de ser Lusofilia nem Lusografia e muito menos a Lusofolia que por vezes parece emanar doutras entidades. Cada vez mais gente parece aceitar esta minha versão que muitas pontes tem ajudado a construir como se verá este ano, quando terminado o Colóquio nos dirigirmos à Galiza para abrir oficialmente a ACADEMIA GALEGA DA LINGUA PORTUGUESA... ...
... ... Este ano iremos falar da «Língua Portuguesa e Crioulos: um enriquecimento biunívoco». Para isso teremos como convidado de honra JOÃO CRAVEIRINHA, moçambicano, escritor e artista plástico, além de inúmeros especialistas na área como a Professora Doutora Dulce Pereira que terão uma sessão de apresentação e autógrafos dos seus livros. Igualmente foi possível trazer de novo a Bragança os dois académicos que em 2007 acederam a serem patronos deste evento: Malaca Casteleiro da Academia de Ciências de Lisboa e Evanildo Bechara da Academia Brasileira de Letras. Igualmente presentes deverão estar Adriano Moreira (Presidente da Academia) e Artur Anselmo... ...
... ... São as seguintes as instituições representadas:
Academia Brasileira de Letras, Academia de Ciências de Lisboa, Academia de Letras de Brasília, AGAL Galiza, Associação pró Academia Galega da Língua Portuguesa, blogue A Bem da Nação, Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, Clube dos Poetas Vivos (Galiza), Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto, Movimento Internacional Lusófono, Universidade do Algarve, Universidade de Évora, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade Estadual de Santa Cruz da Bahia, Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, Universidade Lusófona, Universidade Mackenzie de São Paulo, Universidade de Nottingham no Reino Unido, Universidade de São Paulo Brasil.
  • Leia o artigo em texto integral - Aqui! (Diário de Trás-os-Montes).

2 comentários:

  1. Tr�s-os-Montes, rterra de meu pai, e que lindo que o �
    Sauda�es amigas

    ResponderEliminar
  2. ...E de minhas origens também Carlos. Terra de gente rija, frontal, verdadeira, com "barba na cara"... o que vai escasseando nos "novos tempos" e "plouros"...!

    Abraço pela amizade e visita,

    Jaime

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.