terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Data - Inauguração da sala de cinema de Pemba

Lembrete :

Relembro hoje o aniversário da inauguração do então novo cinema da Porto Amélia/colónia, atualmente Pemba.

"Em 9 de Dezembro de 1972 sob administração do Sr. Ismael, foi inaugurada na cidade de Porto Amélia, uma das mais modernas, apetrechadas e bonitas salas de cinema de Moçambique. A sessão inaugural foi prestigiada pelas mais diversas figuras e entidades da época, acontecendo com a sala totalmente lotada e com o filme "Os maridos de Elizabeth" estrelado por Clint Eastwood. De salientar que o Sr. Ismael reside em Maputo e está de saúde com (71 anos em 2003) recordando tudo com emoção, pois são do mesmo estas informações...""

Estes dados são de 2003 e estão "agendados" no "Pemba-Bar da Tininha".

Esperamos o Sr. Ismael continue de boa saúde e feliz em Maputo, já que não recebemos notícias suas desde 2003.

Tivemos a felicidade e o privilégio de assistir à inauguração dessa bela sala de cinema no já distante ano de 1972. E de também assistir por lá a uma vasta diversidade de filmes, desde os últimos lançamentos europeus da época até às interessantes, mas de baixa qualidade, produções em série do cinema indiano, maior industria mundial no género.

2 comentários:

Zé Povinho disse...

Esse filme, Os maridos de Elizabeth, de seu título "Paint your Wagon", também foi dos primeiros a ser projectado no Novocine, na Beira, em 70mm, construído como protesto contra o aumento do preço dos bilhetes de cinema no princípio da década de 70.
Abraço do Zé

gotaelbr disse...

Obrigado "Zé" pelo adendo. Fica anotado para que se saiba.
Grande abraço.