12/01/08

Encontrei na net: O Ibo foi decepcionante...

(Clique na imagem para ampliar)
Sob o lema "Nunca se é demasiado velho para viver seus sonhos", o casal Alec and Cherry Yarrow vai percorrendo a costa de Moçambique desde a África do Sul no iate Rainbow Gypsy e relatando por blogue as impressões do que vão encontrando.

Chamou-nos a atenção sua passagem hà poucas horas por Pemba e Ibo já a caminho da Tanzânia.

Tentarei, em curtos parágrafos, colocar aqui algumas poucas linhas do que nos dizem sobre a Ilha do Ibo. O texto na versão original em lingua inglesa está aqui :

""O Ibo foi decepcionante, um triste reflexo do que era a ex-colônia portuguesa em toda a sua glória.

Nenhum dos restaurantes descritos no Lonely Planet, como locais para comer, ainda existiam... ... apenas as habituais mãos estendidas de jovens na praia correndo para o barco que se recusam a deixar ir. Havia muitos deles a tentar convencer-nos para contrata-los como "guias profissionais" ou guardas, cada um tentando afugentar os demais "concorrentes"... Explicámos que não precisavamos de um guia, mas ainda assim eramos seguidos por uns poucos persistentes...

O Ibo está cheio de edifícios abandonados, um reflexo da incapacidade ou falta de qualquer interesse em manter tudo o que os europeus têm deixado no tempo. Alguns estão a ser restaurados, principalmente com dinheiro estrangeiro é claro.

Encontramos uma moradia particular que chamou a nossa atenção e imaginação, com um grande jardim murado e uma enorme árvore que dá sombra. A casa não tinha janelas nem telhado, as paredes estavam a cair por todo o jardim.

O que nos surpreendeu foi que nesta ilha que é tão quente, não é feito uso da sombra e frescor admiráveis destes jardins. Em vez disso vimos crianças sob o sol e areia quentes, apáticas, talvez desnutridas...

Depois de três horas de caminhada pela Ilha do Ibo sob o calor intenso, retornanos ao nosso barco, puxamos âncora e continuamos no sentido norte da Tanzânia, parando repentinamente na pequena ilha das Rolas... ...""

Se encontrar dificuldades de leitura em lingua inglesa, traduza aqui.

3 comentários:

  1. Notícias pouco favoráveis para a ilha do Ibo e suas gentes.
    Estou esperançado que esta imagem, tão pouco
    abonatória para as autoridades moçambicanas,desapareça em breve.
    A ilha do Ibo e as demais do arquipélago das Quirimbas pelo seu clima, belezas excepcionais e quietude serão, num futuro próximo, importantes polos de atracção turística mundial, desde que os responsáveis políticos e a sociedade civil do Estado de Moçambique não se deixem adormecer.

    C.B

    ResponderEliminar
  2. "Ilhas da Fantasia" arruinadas e desprezadas por irresponsáveis que nem a História de Moçambique respeitam e só estão de "olho grande" nos recursos que o mundo canalizará para seus bolsos gordos. Entretanto, o povo sofre, anémico, mendigo...

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, e a Paz do Senhor.
    Gostaria de convidá-lo e ser um seguidor de nosso blog, ficaríamos muito felizes com sua participação, pois ela é importante para nós. Também poderíamos trocar nossos banners.
    Deus o abençoe.

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.