terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Mundo Lusófono - "Magalhães", um computador pouco português e a alfabetização...

Oportuno, o "De Rerum Natura" cita o duriense António Barreto em mais uma de suas crónicas dominicais no jornal "Público" e em seu próprio blogue "Jacarandá". O foco é o famigerado e copiado laptop "Magalhães", a alfabetização lusitana e o marketing político populista que o atual governo luso também copia de outros recantos onde se adoça a boca dos carentes e necessitados com "esmolas" e promessas ineficazes mas que redundam em voto:

"""O Governo continua a distribuir Magalhães, na convicção, fingida ou não, de que com tal gesto está a estimular a alfabetização, a cultura, a curiosidade intelectual, o espírito profissional, a capacidade científica e a criatividade nacional. Será que nas áreas do Governo e do partido não há ninguém que explique que isso não acontece assim? Segundo a OCDE, o abandono escolar na União Europeia foi, em 2007, de cerca de 15 por cento. Portugal, com 36,3 por cento, tem a taxa mais alta. Mais de um terço da população entre 18 e 24 anos não completou a escola e não frequenta cursos de formação profissional. Só 13 por cento da população activa adulta completou o ensino secundário e perto de 57 por cento apenas terminaram o primeiro ciclo do básico. Ainda segundo a OCDE e um estudo de Susana Jesus Santos (do banco BPI), a distribuição dos tempos de aulas nas escolas, para alunos de nove a 11 anos, mostra como a juventude portuguesa está orientada. Em Portugal, a leitura (e o Português) ocupa 11 por cento do tempo de aulas. Na União Europeia, 25. Em Portugal, a Matemática ocupa 12 por cento. Na União Europeia, 17.

Que é que o Magalhães tem a ver com isto?

Nada. Absolutamente nada!" - António Barreto""

- Post's anteriores sobre o laptop "Magalhães":

  • Magalhães", um computador pouco português e a poesia popular... - Aqui!
  • Mundo Lusófono - "Magalhães", um computador pouco português. - Parte 2 - Aqui!
  • Mundo Lusófono - "Magalhães", um computador pouco português. - Aqui!
  • "Magalhães" - Primeiro laptop popular português sairá em Setembro. - Aqui!
  • "Magalhães" - quem vence a guerra dos portáteis para crianças? - Aqui!

Nota de Carlos Medina Ribeiro em "comentário":

3 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Medina Ribeiro disse...

António Barreto publica as suas crónicas e fotos em 2 blogues:

SORUMBÁTICO (http://sorumbatico.blogspot.com/)

e

JACARANDÁ
(http://o-jacaranda.blogspot.com/)

gotaelbr disse...

Obrigado Carlos Medina Ribeiro.
"Anotei" no post seu comentário e os dois blogues já fazem parte da blogosfera atualizada deste ForEver PEMBA (menu do lado direito).

Compts.

Jaime