sexta-feira, 6 de março de 2009

Corpo de Afonso Tiago aparece no fundo do rio Spree...

Em 20 de Fevereiro último, alertado pelo JPT, transcrevi aqui o questionamento da blogosfera, amigos e familiares sobre Afonso Tiago, jovem engenheiro português desaparecido em Berlim dia 10 de Janeiro deste ano?
Hoje, porque acabei de tomar conhecimento na net, lamento transcrever o que se escreve no "Sapo Noticias" de hà momentos:

Corpo de Afonso Tiago descoberto hoje no fundo do rio Spree.
O corpo do Afonso Tiago foi hoje encontrado pela polícia alemã no fundo do rio Spree com todos os seus pertences (carteira, telemóveis, etc).

De acordo com uma fonte da Rede Judiciária Europeia «ainda se desconhecem as causas» e também «se se tratou de um acidente ou de um crime».

Em declarações ao SAPO, Ivo do Carmo, amigo de Afonso Tiago, que foi hoje informado pelas autoridades alemãs do aparecimento do corpo do jovem engenheiro, afirmou que o corpo não apresenta sinais de agressão.

Ivo do Carmo foi a última pessoa a ver Afonso Tiago na noite em que desapareceu. Foram juntos até à estação de Ostbahnof, levantaram dinheiro juntos e depois Afonso seguiu em direcção a casa.

«O corpo do Afonso vai ser autopsiado em Berlim para se chegar a conclusões sobre o que aconteceu», referiu à Agência Lusa a procuradora Adélia Martins, da rede Judiciária Europeia.

António Braga, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, que acompanha Cavaco Silva na visita à Alemanha, já se pronunciou. Braga afirmou lamentar a morte do engenheiro português e enalteceu o trabalho das autoridades alemãs, que, no seu entender, fizeram todos os possíveis para encontrar Afonso Tiago.

Depois de o rio Spree ter sido a primeira hipótese tida em conta pela polícia, esta semana as buscas no local foram retomadas devido à subida da temperatura. Também esta semana, as autoridades alemãs obtiveram autorização para analisar os registos telefónicos do engenheiro de 27 anos.

Durante a visita oficial de Cavaco Silva à Alemanha, que decorre durante esta semana, o Presidente Português conversou com as autoridades alemãs e declarou que estas classificaram o caso do desaparecimento do jovem como «bruxedo», por não o conseguirem explicar.

O corpo de Afonso Tiago é já o segundo cadáver de um cidadão estrangeiro encontrado nos últimos três dias, em Berlim. Na terça-feira passada as autoridades alemãs encontraram o corpo de um colombiano que estava desaparecido desde 14 de Fevereiro.

Afonso Tiago estava desaparecido desde o dia 10 de Janeiro.
- Sapo Notícias, @Vera Moutinho, 06 de Março de 2009, 15:03.
  • Caso de Afonso Tiago é "bruxedo", dizem as autoridades alemãs - Aqui!
  • Onde está Afonso Tiago, desaparecido em Berlim...? - Aqui!

2 comentários:

Isabel-F. disse...

ainda não tinha tido conhecimento desta notícia ...

é lamentável sem dúvida.

bjs

Vieira Calado disse...

Amiga!

Um beijinho para si

neste dia da Mulher.