segunda-feira, 2 de março de 2009

Pemba e Nampula ligadas por fibra ótica.

Os residentes de Nampula, província de Nampula, e de Pemba, província de Cabo Delgado, passaram a dispor de serviços de comunicações mais rápidos e fiáveis devido à ligação por fibra óptica das duas cidades, informou o jornal Notícias, de Maputo.

A ligação Nampula-Pemba faz parte do projecto de construção da “Espinha Dorsal” da Rede Nacional de Transmissão, que constitui um dos maiores e mais importantes empreendimentos no ramo das telecomunicações em Moçambique.

O troço cobre uma extensão de 422 quilómetros, proporcionando às diversas localidades situadas ao longo do seu percurso, nomeadamente Namialo, Nacaroa, Namapa, Chiure e Metoro, serviços modernos de telecomunicações.

O objectivo do mega-empreendimento, de acordo com a empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM), é interligar todas as capitais provinciais, através de cabos de fibra óptica, rumo à integração do país na sociedade de informação e comunicação.

De acordo com a agência noticiosa moçambicana AIM, a chegada da fibra óptica a Pemba constitui a penúltima etapa do objectivo traçado, dado que ainda no decurso deste ano a TDM perspectiva concluir a extensão da fibra óptica em Lichinga, província do Niassa, cujos trabalhos já estão na fase final.
- MacauHub, 02/03/09.

Nenhum comentário: