4/13/09

Buscando no tempo lá pelo Douro - A ORDEM MILITAR DE CRISTO - Uma grande condecoração para os Bombeiros de Peso da Régua.

(Clique na imagem para ampliar)

Em atenção aos "vareiros" que nos lêm e visitam por esse mundo virtual afora, alguns post's irei trazendo de um outro blogue ("Escritos do Douro") onde se fala do Douro em Portugal, da cidade de Peso da Régua, de sua história e cultura, de personagens que marcam e dão exemplo e de outras coisas mais que não só da "vinha e do vinho do Porto", de Pemba e Moçambique...

Esta imagem tirada em Junho de 1931, em Vila Real, no bonito Jardim da Carreira, vale pelo significado do reconhecimento feito à Associação e ao Corpo de Bombeiros de Peso da Régua pelo Presidente da República General Óscar Carmona que, como admirador da demonstração de patriotismo dos bombeiros portugueses, contribuiu para o afastamento da ideia de militarização do sector.

Apesar da cerimónia ter decorrido na capital do nosso distrito, onde o nosso Corpo de bombeiros se teve de deslocar, para que um Presidente da República condecorasse o estandarte da Associação com a distinção do grau Oficial da Ordem Militar de Cristo. Ficaram, assim, ainda mais prestigiados os nossos bombeiros (no tempo era o Comandante Camilo Guedes Castelo Branco), já que essa distinção é apenas concedida por “destacados serviços” prestados no exercício de funções públicas que mereçam ser “especialmente distinguidos”.

Em 1965, o jornal da Associação “Vida por Vida”, num artigo intitulado “Recordando uma data” refere-se a esta cerimónia, nos termos seguintes:

“Já lá vão trinta e quatro anos. Foi em Junho de 1931 que a nossa Associação teve um momento alto quando o saudoso Presidente República General Óscar Carmona condecorou, em Vila Real, a nosso estandarte com a Ordem Militar de Cristo. Nunca esqueceram os nossos bombeiros tão honrosa distinção que só agora pode ser ultrapassada, pois se há trinta e quatro foi preciso deslocar-nos à capital do distrito para termos juntos de nós o mais alto magistrado da nação, neste ano de 1965, foi o Chefe de Estado (Almirante Américo Tomás) que veio ao nosso Quartel e quis encontrar-se junto destes rapazes que tudo merecem, como tão a propósito foi dito a sua Excelência por pessoa amiga e com responsabilidades no nosso concelho”.

Depois destas duas datas, só em 1980, é que os bombeiros de Peso da Régua voltam a ter outro “momento alto”, com a visita, no Quartel Delfim Ferreira, do Presidente da República General, Ramalho Eanes, o qual atribuiu a esta Associação o título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique (Alvará de 6 de Fevereiro de 1984).
- Peso da Régua, Abril de 2009, José Alfredo Almeida.

- Outros textos publicados neste blogue sobre os Bombeiros Voluntários de Peso da Régua e sua História:

  • Os Bombeiros no Largo da Estação - Aqui!
  • A Tragédia de Riobom - Aqui!
  • Manuel Maria de Magalhães: O Primeiro Comandante... - Aqui!
  • A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua - Aqui!
  • A cheia do rio Douro de 1962 - Aqui!
  • O Baptismo do Marçal - Aqui!
  • Um discurso do Dr. Camilo de Araújo Correia - Aqui!
  • Um momento alto da vida do comandante Carlos dos Santos (1959-1990) - Aqui!
  • Os Bombeiros do Peso da Régua e... o seu menino - Aqui!
  • Os Bombeiros da Régua em Coimbra, 1940-50 - Aqui!
  • Os Bombeiros da Velha Guarda do Peso da Régua - Aqui!

- Link's:

  • Portal dos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua (no Sapo) - Aqui!
  • Novo portal dos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua - Aqui!
  • Exposição Virtual dos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua - Aqui!
  • A Peso da Régua de nossas raízes - Aqui!

2 comentários:

  1. Gotaelbr:

    Tiene un premio en mi blog. Si desea pasar a retirarlo.


    Abrazos

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela consideração "Achernar". Tentarei continuar correspondendo.

    Saudações,

    Jaime

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.