6/02/09

Ecos da Imprensa brasileira: Baía de Pemba entre as baías mais bonitas do mundo.

Pemba, a baía que aprendemos a idolatrar em nossa infância africana e a dimensão de sua beleza ímpar continuam a ser divulgados e falados sem favor e por mérito pelo mundo:

""Baías mais bonitas do mundo - Para estar neste grupo, não basta ser apenas bonita. É preciso ter importância no país, um porto em atividade e um valioso patrimônio histórico. Cumpridos todos esses requisitos, Cartagena de Índias, na Colômbia, Hue, no Vietnã, e Pemba, em Moçambique, conseguiram entrar, no mês passado, para o seleto clube das baías mais bonitas do mundo.

Nunca ouviu falar? Então, conheça agora esse time de enseadas que fazem questão de honrar o título.

A associação The Most Beautiful Bays in the World tem sede em Vannes, na França, e existe há pouco mais de dez anos. A intenção do grupo é eleger os pontos mais bonitos do mundo e, dessa forma, provocar uma reflexão sobre preservação ambiental e promover o turismo sustentável.

Atualmente, são 29 baías eleitas, de 23 países, entre elas a brasileira Praia do Rosa, em Imbituba, Santa Catarina, que recebeu o título em 2003.

AS ESCOLHIDAS - A única representante da América do Sul que se uniu à associação neste ano conta com elementos de sobra para estar na cobiçada lista. Banhada pelo mar turquesa do Caribe, Cartagena de Índias, tem um impecável centro histórico rodeado por muralhas erguidas no século 16. Além de casario antigo e belas pracinhas que serviram de inspiração e de cenário para as fantásticas histórias do Nobel de literatura colombiano Gabriel García Márquez.

Do outro lado do mundo, Hue, que também faz sua estreia na lista, não se parece em nada com o Caribe, mas tem atrativos em quantidade. Rica em história, Hue serviu de lar para 7 dos 13 imperadores da dinastia Nguyen (1802-1945). Até hoje há vestígios desse período, como templos magníficos e tumbas reais.

Em Pemba, mais apelo histórico e muita natureza. Ao norte dessa baía há 200 quilômetros de costa com belas praias e o grandioso arquipélago das Quirimbas, com 32 ilhas.

Para ver a lista completa das 29 baías, visite o site da associação: http://www.world-bays.com/.

Na página, encontre, também, os próximos eventos que ocorrerão nas praias.

  • Já na família das mais belas baías: Os desafios e ambições de Pemba - Não há muita informação dos cidadãos moçambicanos a respeito do que seja o clube das Mais Belas Baías do Mundo, à qual passou formalmente, a partir de 16 de Maio, a pertencer a nossa querida Pemba, no norte de Moçambique, conhecida, dentre muitas razões, sobretudo por ter características que muitas vezes se confundem, fazendo o mesmo em relação a quem não esteja atento. - Maputo, Quarta-Feira, 3 de Junho de 2009, Notícias - Aqui!
  • O que já se vem afirmando hà algum tempo, neste blogue, sobre a magnífica e exclusiva Baía de Pemba - Aqui!
  • A também bela cidade de PEMBA, num portal que revela imagens dos anos 60 e 70, quando Moçambique era colónia de Portugal - Aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.