quinta-feira, 2 de julho de 2009

Apontamentos do Tito Xavier: Festas da Cidade de Porto Amélia no ano de 1968

(Clique na imagem para ampliar)

Este documento histórico foi publicado pela Câmara Municipal de Porto Amélia nas Festas da Cidade em 1968 e é da autoria da saudosa poetisa Glória de Sant'Anna.

Recordo ainda que foi Glória de Sant'Anna uma das fortes apoiantes da minha decisão de termos na Câmara um PELOURO DA JUVENTUDE, com um vereador jovem - Carrilho, que participava nas sessões e votava como qualquer outro vereador!

Segundo a imprensa da época, a Câmara Municipal de Porto Amélia era considerada a mais arrojada e avançada de todo o Moçambique, tendo sido também a primeira Câmara a estar presente com um Stand dedicado ao turismo e artezanato na FACIM na então Lourenço Marques.
- Por Tito Xavier*

* O autor deste apontamento Oficial da P.S.P aposentado e ainda piloto de aviões e helicópteros em Cabo Delgado foi, à época pré-independência, um dos mais eficientes e produtivos, em termos de desenvolvimento, presidentes da Câmara Municipal de Porto Amélia. Pemba, que foi Porto Amélia, está hoje estruturada arquitetonicamente, em plano de urbanização desenhado na gestão municipal de Tito Xavier e, toda a sua beleza atual se deve em muito a esta figura importante, de destaque e imerecidamente esquecida nestes "novos tempos", entre outras.
Tentaremos, futuramente, trazer aqui para registro, notas sobre seu trabalho como Presidente da Câmara Municipal de Porto Amélia.

  • Festas da Cidade de Porto Amélia no ano de 1968 (documento "pdf") - Aqui!

Nenhum comentário: