segunda-feira, 30 de maio de 2011

Porto Amélia-PEMBA, seus pioneiros... Adelino Coelho e Herminia Inacia Fernandes

(Clique na imagem para ampliar)

Casal Adelino Coelho (03/10/1916-28/03/2003)  e Herminia Inacia Fernandes (09/07/1923), ambos naturais de Escalos do Meio, concelho de Pedrogão Grande - Portugal.
Em 1958/1959, Adelino Coelho fazia as carreiras Porto Amélia - Montepuez - Porto Amélia (bi-semanal - desde 1954) e Porto Amélia - Mocimboa- Porto Amélia (bi-semanal, também desde 1958).

A via Metuge-Napuda-Mahate-Mussomer-Quissanga-Tandanhangue-(de novo Quissanga e Mussomero)-Panguia-Macomia-Mucojo-Quiterajo-(passagem do batelão do rio M'Salo)-Marere, era uma via que acompanhava quase todo o litoral.

Quando em 1959 um ciclone assolou e arrazou Mocimboa da Praia afetando todo o litoral de Cabo Delgado, a estrada ficou intransitável.
Adelino Coelho, apanhado na estrada a meio do ciclone, refugiou-se do mau tempo na casa de Teixeira Gomes (Popote) em Macomia.

A carreira não mais se pode efetuar por a estrada ter ficado intransitável, irrecuperada por longo tempo e posteriormente por se terem iniciado os ataques da guerrilha.

Com o asfaltamente anos depois, da estrada para Macomia, (via Silva Macua-Muguia-Moja) havia já um mínimo de segurança e recomeçou a circular por esse itinerário, mas só até Macomia, abandonando o itinerário do litoral. Adelino Coelho manteve-se acompanhando o itinerário do interior e à medida que o asafaltamento avançava, foi reatando a rota, primeiro até ao Chai e por fim até Mocimboa da Praia.

- Dados recolhidos do "ForEver PEMBA - post de 06MAIO2010" e cedidos pelo filho do casal, Sr. António Coelho. Clique nas fotos acima para ampliar.

Nenhum comentário: