8/28/13

Faleceu ANTÓNIO TEIXEIRA GOMES, o POPOTE de MACOMIA - Moçambique

TEIXEIRA GOMES (POPOTE) de Macomia:
Mais uma bofetada violenta na saudade e no coração dos que sabem o que é a palavra AMIZADE. Descansa em PAZ AMIGO !

Do Facebook em 28 de Agosto de 2013:

- Via Rui Miranda: Atenção amigos de Porto Amélia, Cabo Delgado, acabo de receber a noticia do falecimento do amigo Teixeira Gomes. Para quem não se lembrar dele, informo que era transportador em Porto Amélia e ultimamente industrial de madeira.
- Via Nafa Domingues: Haverá muito pouca gente ou se não nenhuma pessoa de Porto Amélia, que não o conhecesse e que não tivesse com ele, o agora "falecido" Sr. Teixeira Gomes, um excelente relacionamento! PAZ à Sua AlMA e Deus, o tenha em um Bom Lugar!

Pelo que me vem à lembrança, o português António Teixeira Gomes ou POPOTE de Macomia, um dos "pioneiros" de Cabo Delgado em Moçambique, chegou jovem àquele país, na época ainda colónia de Portugal. Entre trabalho árduo, estóico, quase solitário e inúmeros sacrifícios sempre no interior agreste de Cabo Delgado, angariou algum património e vastos Amigos, dedicando-se nos últimos anos antes da independência em 1975, como industrial de madeiras, a dirigir e desenvolver a sua Serração na vila de Macomia.

Aquando da independência de Moçambique, acreditou (como muitos que ajudaram a construir a nação Moçambique e depois partiram desiludidos, magoados, para Portugal, onde se reergueram) no futuro deste jovem país e por lá ficou. Mas foi sol de pouca dura pois os "revolucionários" que tomaram conta do poder, apoderaram-se à força, sem regras nem lei, do seu património e ainda o violentaram psíquicamente, prendendo-o arbitrariamente. Não recordo pormenores, mas um dia próximo a 1976 e já livre de seus algozes criminosos, apareceu-me em Portugal onde o abracei emocionado.

Pelo que me contam, viveu os últimos anos no sul de Portugal, amargurado e injustiçado, quase monásticamente, mas agarrado à vida pela vitalidade de seu espírito de lutador... 

Nestes últimos meses encontrava-se, já com avançada idade e doente, internado no Lar da Santa Casa de Tábua - Portugal, onde veio a falecer hoje.
- Jaime Luis Gabão, 28 de Agosto de 2013.
Clique nas imagens para ampliar. Edição de J. L. Gabão para o blogue "ForEver PEMBA" em Agosto de 2013. Permitida a reprodução e/ou distribuição dos artigos/imagens deste blogue só com a citação da origem/autores/créditos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.