25/09/2007 - 16h51 - Campanha contra anorexia é criticada na Itália.
As fotos de uma jovem magérrima, exibida em jornais e outdoors na Itália para advertir sobre os riscos da anorexia, provocaram debate entre políticos e profissionais da publicidade.
Para os críticos, a campanha da grife de moda Nolita, produzida por Oliviero Toscani com a modelo francesa Isabelle Caro, é "violenta".
"A campanha de Toscani com a menina anoréxica é uma verdadeira violência visual e a mercantilização de um problema social", declarou Alberto Contri, presidente da associação Publicidade Progresso.
"Instrumentalizar um problema sério como a anorexia para vender roupas? Não sei como isso pode ser aceito ou, pior, como pode ser apoiado", acrescenta Contri a respeito da campanha que recebeu o aval do Ministério da Saúde italiano.
Mario Boselli, presidente da Câmara de Moda Italiana, também critica a escolha de Toscani.
"Não me entusiasma o uso da desgraça alheia para fins publicitários", afirmou Boselli, destacando que as imagens não servem apenas para veicular uma mensagem contra a anorexia, mas também para promover uma marca.
Por sua vez, a ministra Emma Bonino, responsável por assuntos de comércio exterior, apoiou a iniciativa.
"Parabéns, Toscani, sua campanha é muito eficaz", afirmou a ministra.
ANSA-Roma - UOL Estilo/Moda
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