sexta-feira, 20 de julho de 2007

Pemba - Provérbios Macuas

Retalhos da cultura e tradição Macua/Africana:
10 Provérbios Macuas

Ajuda Mútua

  1. OHIYA MVITHE, WIWANANA - DEIXAR RESTOS DE COMIDA NO PRATO É FRUTO DE MÚTUO ACORDO DOS COMENSAIS. (QUANDO NUMA FAMILIA AS VONTADES SÃO CONCORDES E UNIDAS HÁ HARMONIA, PAZ E FELICIDADE. PORTANTO TUDO ISTO PARA SE CHEGAR À CONCLUSÃO DE QUE A UNIÃO FAZ A FORÇA).
  2. ASINÀMUKUTTU KHANIMANANA MAKUKHU - AS MULHERES QUE TÊM FILHOS PEQUENINOS NÃO SE RECUSAM ENTRE SI AS FOLHAS DE PLANTAS COM QUE LIMPAM O CÓCÓ AOS MESMOS. (NAS OCASIÕES É QUE SE CONHECEM OS AMIGOS. AMIGO QUE NÃO PRESTA E FACA QUE NÃO CORTA, QUE SE PERCAM POUCO IMPORTA).
  3. OPHWANYA ONOPHWANYIHANIWA - O POSSUIR BENS DE FORTUNA É FRUTO DO CONTRIBUTO DOS OUTROS. (UMA MÃO LAVA A OUTRA E AMBAS O ROSTO).
  4. OKHALA ONOKHALIKANIWA - VIVER É AJUDARMO-NOS UNS AOS OUTROS A VIVER. (NOS TRABALHOS SE RECONHECEM OS AMIGOS, OU QUEM TEM AMIGOS NÃO MORRE NA CADEIA).
  5. KÀKUVELE ,MYUPA SIMMALENE - SE ALGUEM GRITA "VINDE DEPRESSA EM MEU AUXÍLIO" É PORQUE SE ACABARAM AS FLECHAS OU AZAGAIAS. (AMIGOS, RETESEMOS OS BRAÇOS NUM MAIOR ESFORÇO, PORQUANTO SE O DONO DA MACHAMBA NOS CONVIDOU, É PORQUE TEM VERDADEIRA PRECISÃO DO CONTRIBUTO DAS NOSSAS ENXADAS).
  6. MÒNO MMOSÁ KHULIPALE - UM BRAÇO SÓ NÃO TEM FORÇA. (EU NÃO TENHO RAZÃO NO QUE DIGO, PORQUE ESTOU SOZINHO. SE EU TIVESSE TESTEMUNHAS, SEM DUVIDA OUTRO DEVERIA SER O DESFECHO DO MILANDO...)
  7. MUNAKÉRELA OWELÉLELIWA, KIHIKHANLAKA NI MUTTHÚ OKÀKIHA - FAZEIS-ME ISTO PORQUE ME ENCONTRO COMO O PEIXE FORA DE AGUA, JÁ QUE NÃO TENHO NINGUÉM PARA ME DEFENDER. (QUEM NÃO TEM PADRINHOS MORRE MOURO. COMO, PORÉM, NÃO DISPÔE DE MEIOS, NEM TÃO-POUCO TEM TIOS OU OUTROS FAMILIARES QUE A AJUDEM A SALDAR O MILANDO RESULTANTE DO DIVORCIO, RESIGNA-SE A CARPIR A SUA POUCA SORTE ATÉ AO FIM DA VIDA).
  8. MUTHHÚ KHANÍVA EKULUWE,AREVÁ MUNÈNE - NINGUÉM MATA O PORCO SELVAGEM E SE PÕE A CHAMUSCÁ-LO. (NEM SEMPRE AQUELE QUE DANÇA PAGA A MUSICA. UNS BATEM O MATO; OUTROS APANHAM AS LEBRES).
  9. WÈTTA ÈLI, MURETTE - ANDAREM DUAS PESSOAS EM COMPANHIA UMA DA OUTRA É REMÉDIO. (AI DO HOMEM QUE VIVE SÓ. COMPANHIA DE DOIS, COMPANHIA DE BONS. VIDA DE SÓ, VIDA DE JOB. SÓ ME ACONSELHEI, SÓ ME CHOREI).
  10. NIHIKU NIMOSÁ KHANNÙTTA TTHORÓ - O RATO DO CAMPO "TTHORÓ" NÃO APODRECE NUM SÓ DIA. (UMA VEZ NÃO SÃO VEZES . O QUE SE NÃO FAZ NO DIA DE SANTA MARIA, FAZ-SE AO OUTRO DIA. O QUE SE NÃO FAZ NUMA VEZ FAZ-SE EM DUAS OU TRES).

Compilação de Elsa Anjos baseada na pesquisa e trabalho do Padre Alexandre Valente de Matos, Missionário durante 30 anos no norte de Moçambique.

Retirado daqui -http://br.geocities.com/gotaelbr/imagens3.htm

Sobre a pintura reproduzida acima: Eduardo S. Tingatinga (Edward Said Tinga Tiga) foi o primeiro artista na Tanzânia que introduziu esse tipo de trabalho. Ele morreu em 1972, com 32 anos de idade. Seu estilo de trabalho tem sido copiado pelos seus amigos. Pintura do artista A. Hassani (número TT 1005), publicada por HSP Publications, Zanzibar - Tanzânia. O cartão postal retrata duas girafas pintadas no estilo "Tinga Tinga".

Nenhum comentário: