segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Diversificando - Game on-line ajuda internauta a evitar fraudes.

Segundo o portal de notícias "G1" o game 'Anti-Phishing Phil' ajuda internauta a reconhecer sites fraudulentos.
A equipe de cientistas da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, desenvolveu um game on-line para ajudar o internauta a identificar - e evitar - os cada vez mais freqüentes phishing scams.
Nesse tipo de golpe eletrônico, os criminosos aproveitam-se da ingenuidade ou desatenção das vítimas, usando códigos maliciosos em sites e e-mails falsos, geralmente em nome de instituições reconhecidas, para roubar seus dados pessoais e bancários.
No game Anti-Phishing Phil, o jogador é o peixinho Phil, que tem por missão saber diferenciar quais iscas são perigosas e quais não são, para não acabar sendo pescado.
E ele conta com a sabedoria do seu pai, que a cada fase oferece boas dicas de segurança ao filhote.
Tudo para que o internauta saiba identificar os falsos endereços que são espalhados pela web para enganar usuários desavisados.
O game original é em inglês e já ganhou uma versão em português (Portugal), intitulada Anti-Phishing Zé.
Em vez do peixinho, o protagonista é o sapinho Zé, que deve ter cuidado ao escolher as moscas que vai comer para evitar problemas.
Ambas as versões já podem ser acessadas pelo Baixatudo.
Segundo testes divulgados pelos desenvolvedores, quem passou 15 minutos jogando o game se saiu melhor na identificação das fraudes eletrônicas do que as pessoas que gastaram o mesmo tempo lendo tutoriais on-line sobre segurança na internet.
G1-Tecnologia - 01/10/2007 - 13h39

Nenhum comentário: