sexta-feira, 13 de junho de 2008

Diversificando - Fernando Pessoa faria hoje 120 anos...

Se fosse vivo, Fernando Pessoa faria hoje 120 anos.
Segundo a Marise, colaboradora do BlueBus em Lisboa, do tempo da palavra 'slogan' criou (como publicitário que também foi) o famoso 'Primeiro estranha-se, depois entranha-se', para a Coca Cola. Comparado aos maiores gênios da literatura, o sempre lembrado poeta português "teve uma vida discreta, em que atuou no jornalismo, na publicidade..." no comércio e, principalmente, na literatura, onde se desdobrou em várias outras personalidades conhecidas como heterônimos. A figura enigmática em que se tornou movimenta grande parte dos estudos sobre sua vida e obra, além do fato de ser o maior autor da heteronímia.
Morreu de problemas hepáticos aos 47 anos na mesma cidade onde nascera (Lisboa), tendo sua última frase sido escrita na língua inglesa, com toda a simplicidade que a liberdade poética sempre lhe concedeu: "I know not what tomorrow will bring..." ("Eu não sei o que o amanhã trará").
Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.
.
"Às vezes tenho idéias felizes,
Idéias subitamente felizes, em idéias
E nas palavras em que naturalmente se despegam...
Depois de escrever, leio...
Por que escrevi isto?
Onde fui buscar isto?
De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu...
Seremos nós nesse mundo apenas canetas com tinta
Com que alguém escreve a valer o que nós aqui
traçamos?..."
.
Fontes: Wikipédia e BlueBus.

Nenhum comentário: