9/13/05

Mocimboa da Praia...ainda ! - IV

media FAX - Maputo - Terça-Feira, 13/09/2005 - N. 3366

OPINIÃO - Mocímboa da Praia: Pontos nos IIS

Os sangrentos confrontos em Mocímboa da Praia vieram confirmar um novo dado difícil de digerir, que o maior partido da oposição mantém no local uma base sólida de sustentação.
Em Nanduadue, onde se localiza o escritório da oposição, vimos concentrados no dia da manifestação pelo menos duas mil pessoas entre velhos, mulheres e homens, jovens e até crianças, num verdadeiro exercício de cidadania.
Era uma presença espontânea e de veneração à Renamo,. marcando nitidamente o divisor de águas, entre os dois maiores partidos no xadrez político moçambicano, a Frelimo no poder e a Renamo, na Oposição.
A ideia de que a manipulação subjaze na reivindicação perseguida pela Renamo, desde a eleição intercalar de Maio não passa de falso argumento, para enganar a opinião pública menos atenta. Em Mocímboa da Praia valeu a ideia do mais forte.
Mesmo assim, Nanduadue, provou firmeza das gentes da oposição que se sentiram defraudadas no último escrutínio eleitoral e aguardavam, um fim pacifico o que parecia teimar.
Só a força da polícia anti-motim pôde momentaneamente retalhar aquela população que parece ávida de justiça. (M .M)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.