12/30/05

A PEMBA do Júlio Carrilho XVI.

A RENOVAÇÃO URBANA - Racionalismo tardio com influências "deco" dos anos Cinquenta.

É apresentada imagem da tipografia SOTIL e aspecto actual do edifício, hoje utilizado como armazém e garagem, e o complexo do vizinho mercado central, no cruzamento entre a rua III (actual rampa do Mercado) e a rua Oliveira Salazar (actual rua CI.010) que constiui a charneira entre a parte baixa da cidade e a nova expansão no planalto.
O título desta série de imagens leva o nome do Arquiteto Júlio Carrilho por ser (sem desmérito aos demais autores) um dos obreiros desta publicação da FAPF e, em simultâneo, ter sua origem de nascimento no belo recanto de Cabo Delgado.

Poderão ver este e demais textos com imagens em:
Home Pemba - História em Imagens e Textos
(http://geocities.yahoo.com.br/historiapemba/) .

Fotos e textos extraídos da recente publicação "Pemba as duas cidades" de autoria da Sandro Bruschi, Júlio Carrilho e Luis Lage.Edição
FAPF (Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane - Maputo - http://www.architecture.uem.mz/
Clique nas imagens para ampliar.
Continuaremos colocando aqui, nos próximos tempos, imagens inéditas de Pemba e textos deste excelente trabalho "Pemba as duas cidades".
Agradecemos aos autores e a Z. N. C.

3 comentários:

  1. Venho aqui fazer uma pergunta tipo-ponto-de-encontro: conhece Fausto Gouveia, que viveu até 75 (penso que seja esta a data correcta) em Porto Amélia?
    É meu primo!
    Bom 2006!

    ResponderEliminar
  2. Conheço sim !
    Trabalhou com meu saudoso Pai - JAIME FERRAZ RODRIGUES GABÃO - na SAGAL (navegação), pertencia salvo erro à Família dos saudosos D. Rosinha e Sr. Gouveia, casou com Regina - filha do Luis Fernandes - tipógrafo da Sotil e que chegou a Porto Amélia por indicação de meu Pai, já que se tratava de conterrâneo da Régua.
    Sei que Fausto Gouveia reside na Régua, onde se encontram também minha Mãe, Irmão e demais Família.
    Seria excelente que o Luis Ferandes e o Fausto Gouveia, já que colaboraram em alguns jornais diários moçambicanos da época (Notícias de L. M.) e devem possuir bastantes dados daqueles tempos, colaborassem com este blogue, enviando material por seu intermédio...
    Grande abraço para si e Família e disponha do,

    Jaime Luis Gabão

    ResponderEliminar
  3. Para ti IO o melhor de tudo em 2006 e que continues "inspirada" de forma a nos alegrares com teu indispensável "Chuinga"

    Beijão,

    Jaime

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.