5/21/06

PEMBA - Governo liberta fundos para o apoio aos distritos.


A dado passo do diálogo ocorrido na capital da província de Cabo Delgado, Pemba, no final do périplo de Guebuza, que também o levou às províncias de Tete e Zambézia, Chomera fez saber que o Governo já deu "luz verde" às Finanças para que cada um dos distritos receba 30 porcento dos sete biliões a que cada um tem direito no presente 2006, ano em que a medida foi anunciada publicamente pelo presidente Armando Guebuza.
Maputo, Sábado, 20 de Maio de 2006:: Notícias
Esta fatia visa financiar os projectos já aprovados a nível de cada distrito pelos Conselhos Consultivos, órgãos dirigidos pelos administradores distritais e que contemplam personalidades de influência e confiança a nível das populações.
O ministro reconheceu, contudo, as dificuldades que os distritos poderão encontrar para gerir este fundo, bem como na concepção de projectos para a construção de infra-estruturas, afirmando que " é por essa razão que o Governo autorizou os distritos para recrutarem técnicos de contabilidade e outros de construção civil".
"É preciso criar capacidade técnica a nível de cada um dos distritos. É evidente que poderão haver problemas por ser a primeira experiência, mas esta iniciativa é por si só importantíssima para a luta contra a pobreza", frisou o ministro.
De acordo com Lucas Chomera, tudo está sendo feito para que, por parte do seu ministério, os distritos beneficiem da assistência necessária para que iniciativas de gestão descentralizada tenham sucesso tal como já está sendo feito a nível dos municípios, que para tal são inspeccionados, pelo menos duas vezes por ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.