1/28/07

Faleceu em Goa o Padre Carminho que Porto Amélia (Pemba) tão bem conheceu.



Faleceu no passado dia 19 de Janeiro, com 82 anos de idade, na paróquia de Curtorim, diocese de Goa-Damão, o Padre Carminho Francisco Rodrigues que exerceu funções pastorais no Patriarcado de Lisboa entre 1977 e 2001.
Ordenado sacerdote em 1952, o Padre Carminho pertenceu ao presbitério da diocese de Goa-Damão, tendo dedicado alguns anos do seu sacerdócio à diocese de Pemba, em Moçambique.
É desta diocese que vem para Portugal, sendo admitido no Patriarcado de Lisboa no ano de 1977.
No Patriarcado, exerceu funções paroquiais como pároco do Cercal, Alguber e Figueiros, coadjutor em Alcoentre, e colaborador na Amadora, Alcoentre e Manique do Intendente.
Além disso, prestou assistência religiosa nas cadeias prisionais de Alcoentre e Vale Judeus. Tendo regressado definitivamente a Goa, no ano de 2001, o Padre Carminho, nos seus últimos anos de vida, manteve uma generosa actividade pastoral, com especial dedicação aos mais necessitados, tanto na sua como noutras dioceses do país.



- Grande amigo dos mais pobres e carentes de amor, campeão da fraternidade, o seu nome continuará para sempre ligado às Gentes e Terras de Cabo Delgado.(C. L. B.)

- Trago em meu carro um santinho (S. Francisco de Assis) que ele me ofereceu quando era seu aluno de religião e moral em Porto Amélia. Ao longo destes mais de 30 anos de distância da nossa querida Porto Amélia fui trocando sempre de carro...mas nunca de santinho !!! (J. L. G.)

Obs. - Enquanto em Pemba-antiga Porto Amélia, o Padre Carminho (como era carinhosamente conhecido por todos nós) lecionou na Escola Comercial Jerónimo Romero e no Colégio de São Paulo como professor de religião e moral.
Influenciou, com seu dom religioso e seu coração generoso, centenas de jovens seus alunos que hoje vivem, já na maturidade da vida, em Moçambique, Portugal e outros recantos do mundo e jamais o esqueceram ou esquecerão !

3 comentários:

  1. Boa Noite! Foi com muita tristeza e saudade que soube desta noticia. Padre Carminho ficará para sempre recordado na minha imagem como um Grande Amigo que considerava como sendo Familia!

    ResponderEliminar
  2. Sr. Padre Carminho!!!
    Daqui é o Artur de Vale de Judeus que jamais o irá esquecer!!!!
    Até sempre!!!

    Artur Jorge Machado Duarte

    ResponderEliminar
  3. Um excelente professor e um verdadeiro amigo. Ficou no meu coração.

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.