3/30/07

Tragédias de Março na aviação de Cabo Delgado.


DESASTRE DE AVIAÇÃO DE ALUA:
Aconteceu a 25 Kms. do posto administrativo de ALUA.
O avião, pilotado pelo saudoso ELISEU FERREIRA, um Piper Cherokee 235 do Aero Clube de C. Delgado caiu perto de Alua em 30 de Março de 1970 e nele viajavam e faleceram, além do piloto, MARIA EMILIA J. RAMOS DA COSTA (37 ANOS), o filho ANTÓNIO MANUEL DA COSTA (13 anos), o professor AMÉRICO DE ALMEIDA ROLO (26 anos) e sua noiva MARIA JOÃO VIEIRA (18 anos).
Todos se dirigiam a Nampula para resolver assuntos vários.
==========
Carlos Fernando Machado da Cruz - PACHANCHO:
Em 28 de Março de 1974, Carlos Fernando Machado da Cruz (Pachancho) piloto do CR-AOC ETAPA, durante a aproximação nocturna à pista de Mueda com teto e visibilidade reduzidos, para evacuação de um militar, supôe-se que (entre outras hipóteses como a de ter sido alvejado pelos terroristas da Frelimo e atingido, foram aventadas mas não confirmadas na época) entrou em perda antes da cabeceira da pista (lado da povoação) e acabou por embater na copa de uma árvore.
Avião e piloto ficaram carbonizados pelo fogo consequente ao acidente.
Nesse dia estava de folga. No dia seguinte faria o ultimo voo para a Etapa e sairia para ingressar na TAP. Foi chamado pelas 18:30 (estava em casa da "Avózinha" ao lado do cinema velho de Porto Amélia na parte baixa da cidade) para ir fazer a evacuaçao de um militar de Mueda para Nampula por não haver mais nenhum piloto disponivel.
O acidente foi a 28 de Março à noite, os destroços localizados e o corpo transladado de Mueda para Porto Amélia a 29 de Março e o funeral a 30 de Março, dia do aniversário de seu Pai, Sr. Machado da Cruz.
Ainda recordo o imenso cortejo de carros que se formou nesse final de tarde de 29 de Março de 1974, para acompanhar os restos mortais do Pachancho desde o aeroporto de Porto Amélia até à cidade.
Arrepiava e emocionava ver aquele imenso cordel de luzes ao longo da estrada do aeroporto...
Mencionado também em:
*Alterações ao texto acima efetuadas em 30/03/07 às 23h16 para correção de informações obtidas junto a Amigos que vivenciaram este drama no já distante ano de 1974.

2 comentários:

  1. Aqui tens: Em 25 de Março de 1970, Carlos Fernando Machado da Cruz


    Esta data está incorrecta. Dizem-me que foi em 1974. Podes confirmar, por favor?
    E altera o link...Eu tenho estas tuas noticias no http://voandoemmozambique.blogspot.com

    Espero que não te importes.
    Abraços

    Luísa

    ResponderEliminar
  2. Já fiz as alterações devidas por confirmação recebida do Tó Coelho. Seria bom alterar também no "Voando em Moçambique".
    Um abraço Luiza e obrigado pela colaboração que é sempre bem recebida por aqui.

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.