4/12/07

Pemba - A cólera avança ?...


Cinco crianças da Aldeia SOS na cidade de Pemba foram ontem internadas no Centro de Tratamento da Cólera (CTC) que funciona no Hospital Provincial de Cabo Delgado, na sequência do surto de diarreias agudas, associadas com a cólera, que desde o passado dia 15 de Março afecta aquele ponto do país e a vila-sede do distrito de Mecúfi. Contudo, não há notícias da ocorrência de mais óbitos, apesar de continuar a registar-se a entrada de mais pacientes, particularmente na capital provincial.
A eclosão do surto das doenças diarreicas associadas à cólera na Aldeia SOS, que alberga fundamentalmente crianças órfãs e vulneráveis, ocorre numa altura em que as autoridades sanitárias locais estão a intensificar as acções de educação para a Saúde sobre as medidas preventivas a tomar, bem como de desinfecção dos poços, reservatórios, sanitários e outros locais de relevo. Como resultado da implementação destas e outras medidas, há uma diminuição do número de casos entrados nos CTC, quando comparado com a situação nos primeiros dias da eclosão do surto, segundo fontes das autoridades sanitárias.
A título de exemplo, Marta Isabel Maurício, directora distrital da Saúde de Mecúfi, disse que nos últimos dias não se registou nenhuma entrada de paciente padecendo de doenças diarreicas. A propósito, explicou que do total de 83 casos registados desde o passado dia 17 de Março nenhum deles foi confirmado como sendo de cólera, estando-se ainda à espera dos resultados das análises laboratoriais.
Em Mecúfi, onde até ontem haviam três doentes internados na enfermaria especializada, o surto das doenças diarreicas associadas à cólera afecta particularmente a aldeia Muindi e o bairro Sassalane, na vila-sede distrital. Para fazer face à situação, o distrito foi reforçado por uma equipa técnica de apoio a partir da Direcção Provincial da Saúde, que, juntamente com as autoridades sanitárias locais, está a fazer intervenções no âmbito comunitário e no CTC, à semelhança do que acontece na cidade de Pemba.
Na sequência do surto, foram registados até ao momento na capital provincial de Cabo Delgado quatro óbitos, de cerca de mil casos notificados, a maior parte dos quais provenientes dos bairros de Cariacó, Paquite, Ingonane, Alto Gingone e Natite, de acordo com fontes das autoridades sanitárias. Na cidade de Pemba, o surto de diarreias agudas, com 11 casos de cólera confirmados, eclodiu no passado dia 15 de Março, com um total de 26 entradas.
Maputo, Quinta-Feira, 12 de Abril de 2007:: Notícias

1 comentário:

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.