8/04/07

Cabo Delgado - Recenseamento.

Partidos de mãos dadas para o recenseamento.
A Frelimo e a Renamo fizeram deslocar a Cabo Delgado delegações centrais para a monitoria e sensibilização do povo para aderir de forma massiva aos dois censos, nomeadamente o recenseamento da população e habitação e o recenseamento eleitoral.
O partido no poder enviou a Cabo Delgado uma delegação de nove dirigentes, chefiada pelo membro da Comissão Política e secretária para a Área de Formação e Quadros, Conceita Sortane que, falando a jornalistas, disse ser importante que os militantes do partido e a população em geral percebam que os dois processos são preponderantes na luta que o país trava contra a pobreza.
A delegação da Frelimo desdobrou-se pelos distritos para assistir ao início do recenseamento geral da população e habitação, ao mesmo tempo que prepara os seus militantes para as eleições para as Assembleias Provinciais, autárquicas e legislativas e presidenciais.
Conceita Sortane já oficializou o Gabinete Provincial de Preparação das Eleições, numa reunião que teve lugar na sede da Frelimo, tendo sido indicado chefe Virgílio Mateus, Primeiro-Secretário provincial, para o chefiar. Para Conceita Sortane, o envolvimento da juventude, da mulher e dos combatentes da luta de libertaçãonacional em todos os programas que têm contribuído para vitórias sucessivas é desta vez mais importante ainda, tendo em conta a necessidade de sensibilização e mobilização das populações.
A delegação da Renamo, chefiada pela presidente da Liga Feminina daquela formação política, Maria Inês Martins, privilegiou os distritos de Chiúre e Mocímboa da Praia para o seu trabalho político virado para os dois censos.
“Pedimos em todos os locais por onde passámos aos nossos militantes e à população em geral, para que adira em massa a estes dois processos. Aliás, a mensagem já lá estava quando chegámos, razão porque mesmo nas canções que ouvimos se falava do recenseamento”, disse.
Por seu turno, o governador da província, Lázaro Mathe, disse que tudo está a postos para que o recenseamento tenha lugar com sucesso em toda a extensão territorial de Cabo Delgado. O censo vai decorrer nos 16 distritos, abrangendo um universo de 1.650 mil habitantes, numa área de 82625 quilómetros quadrados.Estão envolvidos neste processo 4196 agentes de recenseamento e 1589 controladores.
Maputo, Sábado, 4 de Agosto de 2007:: Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.