6/12/09

Ronda pela net: Aprendendo e ensinando HISTÓRIA!

(Clique na imagem para ampliar. Imagem original daqui)

Um dos "milagres" generosos e franqueados a todos pela net, chamado Instituto de Investigação Científica Tropical - IICT, permite nos embrenhemos num absorvente mundo de informação/aprendizado sobre o passado colonial português e o quanto está a ser legado às novas gerações dos jovens países hoje com vida independente e própria.

Segundo a Wikipédia, "o Instituto de Investigação Científica Tropical - IICT é um laboratório de Estado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com sede no Palácio Burnay, na Rua da Junqueira, Lisboa, Portugal, que se dedica ao Saber Tropical.

Tem origem na Comissão de Cartografia criada em 1883 e é dirigido, desde 2004, pelo Professor Jorge Braga de Macedo.

O IICT tem por missão o apoio científico e técnico à cooperação com países das regiões tropicais, em particular da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, desenvolvendo a investigação interdisciplinar, aumentando a capacitação em ciência e tecnologia (C&T) nos países-alvo e promovendo o acesso ao seu património histórico e científico.

Desenvolve investigação científica nas áreas das Ciências Humanas e Ciências Naturais e tem como principais prioridades acompanhar o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e disponibilizar digitalmente o seu vasto património histórico e científico aos países da CPLP.

São também objectivos do Instituto fomentar quer o intercâmbio e a cooperação com outros organismos ou instituições de Ciência e Tecnologia (p.ex. o Centro de Estudos Africanos, quer a capacitação em C&T de quadros necessários às actividades de cooperação com países-alvo e manter, através das novas tecnologias de informação e comunicação, bases de dados sobre as suas actividades de C&T."

Pois é, não percam, "explorem" ou "naveguem" com tempo se gostam do tema... Estudem :)) e divulguem para podermos ajudar a preservar a História em todas as suas nuances, sem distorções políticas convenientes de momento.

- Alguns link's interessantes e didáticos:

  • Instituto de Investigação Científica Tropical/Digital Repository - Porto Amélia - Aqui!
  • Instituto de Investigação Científica Tropical/Digital Repository - Moçambique - Aqui!
  • Missões e Expedições Portuguesas em África - Final do Séc XIX Início do Séc.XX/Do Processo Fotográfico à Conservação e Restauro - Aqui!
  • Conferência: Elite colonial na América Portuguesa: um estudo de caso a partir da documentação do AHU. Pernambuco, séculos XVII e XVIII - Aqui!
  • Ciclo de Conferências/Debates «Império português de Antigo Regime: características estruturantes e papel da pequena nobreza» - Aqui!
  • Memória de cinco séculos da presença de Portugal no Mundo (Video) - Aqui!
  • Centro de Estudos Africanos - Aqui!
  • Biblioteca Central de Estudos Africanos - Aqui!
  • Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto - Aqui!
  • AEGIS - Rede Europeia de Estudos Africanos - Aqui!

2 comentários:

  1. Caro Jaime

    Mais uma excelente ajuda à nossa Comunidade.
    Parabéns pela divulgação de dados do I.I.C.T. que, sem dúvida, poderão contribuir para esclarecer equívocos e falsidades, ainda hoje em voga, sobre a colonização portuguesa.
    Carlos Bento. Almada

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por suas palavras e um abraço caro Amigo.

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.