7/28/09

Diversificando: Relembrando o raid aéreo Lisboa - Macau de 1986

- Jorge Cruz Galego, ex-residente em Nampula - Moçambique e autor do livro "Moçambique-Vôo para a Liberdade" organizou e comandou este raid. Nasceu em Coimbra em 16 de Junho de 1943. Cumpriu os serviços militares nos Comandos em Angola onde obteve a licença de paraquedista civil e na Guiné onde passou à disponibilidade e continuou iniciando a actividade profissional como piloto nos Transportes Aéreos da Guiné Portuguesa. Em 1968 foi residir para Nampula-Moçambique onde, para além de piloto de táxi-aéreo foi Director de Escola e Membro Directivo do Aero Clube de Nampula durante 7 anos. Em 1976 regressa a Lisboa e em 1994 faz a travessia do Atlântico Norte, na companhia do Comandante Faria e Mello (único piloto português paraplégico a completar a volta ao Mundo), num pequeno monomotor "Bonanza" desde do Rio de Janeiro, S.Paulo, Recife-Sal (12h34 sem escala) e Sal-Lisboa (11h30 sem escala).

- Álvaro M. Prata Mendes nasceu em Lisboa a 23 de Março de 1946. Coronel Engenheiro Aeronáutico no activo da Força Aérea Portuguesa frequentou o ensino secundário no Instituto Técnico Militar dos Pupilos do Exército onde obteve a Licença de Piloto Particular de Aeroplanos e os estudos superiores na Academia Militar. Cumpriu uma comissão de serviço militar em Moçambique-Nampula, onde obteve Licença de Paraquedista Civil.

- Arnaldo Alves Leal nasceu em Lisboa em 20 de Novembro de 1932. Ligado ao mundo industrial nos ramos automóvel e imobiliária , tem a Licença de Piloto Particular de Aeroplanos, tendo desempenhado funções directivas no Aero Clube de Portugal. Era proprietário do monomotor "SAGRES", usado na "aventura".

- A aeronave: Monomotor "Sagres"MOONEY SUPER 21 (M-20E):
  • Matrícula: CS-ALG
  • Ano de Construção: 1965, S/N nº 553, Ano 1964
  • Peso Vazio: 758 Kg
  • Peso Máximo: 1168 Kgs
  • Motor: LYCOMING IO-360-AIA-200HP
  • Velocidade máxima ao nível do mar: 317 Kms/h - 171 Kts
  • Velocidade Máxima de cruzeiro: 301 Kms/h - 162 Kts
  • Velocidade económica de cruzeiro: 270 Kms/h - 146 Kts
  • Corrida na descolagem: 760 Ft - 232 Mts
  • Envergadura: 10,67 Mts
  • Comprimento: 7,06 Mts
  • Altura: 2,54 Mts
  • Autonomia: + ou - 5 horas
  • Raio de ação sem reservas: 1450 Kms - 782 MN
  • Combustível: gasolina 100 LL 52 USGAL -197 Lts
  • A aeronave encontra-se em praça pública, como monumento comemorativo deste raid, em Granja - Macau, perpetuando e relembrando o feito.

Tempos:

  • Tempo total de vôo: 65h30 em 27 dias
  • Horas de vôo noturno, sem visibilidade: 40h45
  • Aterragens: 23
  • Distância percorrida: 8.150 MN ou 15.000 KMS

Outros detalhes importantes de ler, incluindo chegada e permanência em Macau e o retorno acidentado a Portugal:

  • Raid Aéreo Lisboa-Macau de Jorge Cruz Galego - Aqui!
  • Blog "Macau Antigo" - Aqui!
  • CAMBETA BANGKOK MACAU O MAR DO POETA - Aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.