12/09/13

Aniversário do "novo" cinema de Porto Amélia/Pemba - 41 anos!

Sob administração do Sr. Ismael (empresário do ramo no norte de Moçambique), foi inaugurado em 9 de Dezembro de 1972 (faz hoje 41 anos), na então cidade de Porto Amélia, uma das mais modernas, apetrechadas e bonitas salas de cinema de Moçambique. E, em boa hora acontecia sua inauguração, já que substituia a velha sala de cinema que, precáriamente, funcionava  no salão de festas da antiga sede do então Clube Desportivo de Porto Amélia, na parte baixa da cidade. A sessão inaugural foi prestigiada pelas mais diversas figuras e entidades da época, acontecendo com a sala totalmente lotada e com o filme "Os maridos de Elizabeth" (Paint Your Wagon - 1969 US) estrelado por Clint Eastwood. Presente a esse evento, jamais esqueceremos o calor sufocante que passamos, porque e por ironia, o equipamento central de ar-condicionado, moderno (na época), avariou logo na sessão inaugural... Em 2003 sabíamos que o Sr. Ismael residia em Maputo. Não mais tivemos informações a seu respeito*, mas, por nossas contas, deverá contar atualmente mais de 80 anos de idade que esperamos sejam repletos de saúde e boas recordações... tantas e tão boas como as que muitos de nós, guardamos no peito e na memória!
Transcrição daqui - OS EDIFÍCIOS PÚBLICOS - Projectos para o cinema: sala de espectáculo e restaurante.
O novo cinema da cidade representou nos anos sessenta um significativo investimento económico e em consequência um importante desafio para os arquitectos chamados ao melhor aproveitamento de uma área de grande significado paisagistico (DCU-Pemba Arquivo da Direcção, Construção e Urbanização da cidade de Pemba).
Está abaixo apresentada uma foto actual do edíficio e o projecto (DCU-Pemba Arquivo da Direcção, Construção e Urbanização da cidade de Pemba) de 1967, em duas imagens, executado pelo arquitecto Paulo de Melo Sampaio que corresponde fielmente a quanto foi realizado:
(Clique nas imagens para ampliar)
  • Sobre o cinema de Porto Amélia/Pemba neste blogue
Segundo Mamudo Jacob (Bobito - filho do Bob do Ibo), o sr. Ismael Issufo Sale, dono do cinema Pemba, faleceu em Maputo em 2013.

1 comentário:

  1. Guardo na memória esse longuinquo dia e todos a amigos que tiveram o privilégio de assistir a tão solene acto cultural, que muito engrandeceu a cidade.

    ResponderEliminar

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.