5/05/05

Ainda Rui Paes de Pemba & "Pipas de Massa" de Madonna.


Posted by Hello

...Querem um exemplo do que pode ser feito e que não depende da "competição"?
Vêm no mesmo número da Visão: quase oito páginas sobre um ilustrador, um desenhador e artista português que em 1981 tirou o curso de Belas Artes, no Porto, tentou uma colocação como professor numa qualquer escola e emigrou para Londres para estudar artes no Royal College of Art, com uma bolsa da...Gulbenkian!
Depois destes anos, Rui Paes, aqui muito bem retratado, é notícia na Visão, como já tinha sido ontem no DN, por causa de ter sido escolhido para ilustrar um livro de contos infantis da...Madonna, esse expoente cimeira da cultura musical anglo saxónica!
E por isso mesmo, o lead da história é o assunto com a...Madonna: " A minha história com Madonna".
Não seria muito melhor um título sobre a arte de Rui Paes? Sobre as aguarelas? Sobre a escola inglesa das aguarelas? Sobre o barroco na pintura de Rui Paes?
Tenho a certeza que seria sobre esse ângulo que por exmplo, o suplemento de cultura de um Sunday Times olharia para a obra .
Aqui, neste cantinho, o que supostamente vende, será a Madonna .
Gostos pobres e de pobre, como de facto somos...


Pois é, este comentário racional e crítico do José está na Grande Loja do Queijo Limiano !

5/04/05

Rui Paes... de Pemba & "Pipas de Massa" de Madonna


Posted by Hello

O lançamento mundial de 'Pipas de Massa'

A excepção deve-se ao facto de o ilustrador do próximo livro de Madonna ser português.
Pipas de Massa, vai ser primeiro editado em Portugal e só uma semana depois conhecerá edição mundial.
A Dom Quixote, editora em Portugal da série de livros infantis da cantora pop, iniciada em Setembro de 2003 com As Rosas Inglesas, está a preparar um programa especial para o dia 1 de Junho que conta com a participação de Rui Paes, o autor das ilustrações.
Além de uma sessão de autógrafos, a actriz Carmen Dolores irá ler a história numa sessão pública em local ainda a anunciar.
Pipas de Massa é o quinto livro infantil assinado por Madonna e, como os anteriores, também neste a cantora/escritora cede os seus direitos à Spirituality for Kids Foundation, uma instituição norte-americana de ensino.
Os quatro títulos anteriores venderam, no conjunto, cerca de dois milhões de cópias em todo o mundo, 30 mil dos quais em Portugal.
O primeiro, As Rosas Inglesas, foi o que mais vendeu, tendo originado à sua volta um fenómeno de merchandising.
De tal forma que tanto os editores (a Callaway) como a autora já pensam na sequela.
Assim, é provável que a Pipas de Massa se siga As Rosas Inglesas II.
Em Pipas de Massa, como nos livros anteriores, a moral é universal - a verdadeira felicidade está na partilha -, mas a inspiração é italiana.
A começar pelo título Lotsa da Casha, no original.
Em português, optou-se por Pipas de Massa, que não transmite a intenção de "italianizar", como no inglês e que pode causar estranheza na leitura.
Na tradução assinada, mais uma vez pela dupla familiar Miguel e Susana Serras Pereira, o protagonista, Pipas, aparece com uma pronúncia estranha, que troca os "ss" pelos "ch", numa tentativa de reconstruir o sotaque italiano do inglês de Madonna.
Uma estranheza de que fala Rui Paes, o ilustrador, colocando algumas reservas à tradução nacional. "Talvez por ter lido tantas vezes a história em inglês", justifica.Itália - país onde Madonna tem raízes familiares - está também muito presente na ilustração.
A pedido da própria, como faz questão de salientar Rui Paes, que diz ter-se inspirado na cidade Siena e na arquitectura de Génova para construir os ambientes onde decorrem as aventuras do tão amargo, quanto rico, Pipas.
Até agora Rui Paes ilustrara apenas um livro de contos assinado pela mãe, a escritora Glória de Santana. Tinha, então, 18 anos. Entretanto, em matéria de ilustração limitara-se aos palcos, num trabalho de cenografia que não considera muito distante, na forma, da tarefa de dar imagem às palavras de um livro.
Num e noutro caso é preciso criar ilusão.
O interesse desta série de livros de Madonna está na assinatura, mas, sobretudo, na grande qualidade das ilustrações que os acompanham.
São elas que trazem um enorme valor acrescentado a narrativas com pouco de original. São elas, ainda, que fazem destes exemplares objectos de culto para quem valoriza a imagem. Madonna sabe disso.
E os seus editores também.