8/09/08

ECOS DO BRASIL - FLAVIA VIVENDO EM COMA...Porquê tarda a Justiça?

(Clique na imagem para ampliar)
.
Através das inovadoras tecnologias de informação que nos levam aos quatro recantos do mundo com a rapidez exigida pela globalização, parte desse mesmo mundo segue inebriada, deslumbrada os mais caros Jogos Olímpicos de sempre. Ostentação e imodéstia estão sendo incorporados à beleza e ao nobre espírito olímpico para afirmar poder e arrogância, exacerbar nacionalismos e justificar a míngua em direitos individuais, humanos, o desrespeito à natureza, a inexistência de liberdade, de opinião no território China aonde existe um Tibete opresso e povo acabrunhado, forçado a sorrir em confins insubordinados e enfastiados do despotismo comunista.
Porém, é bom despertar dessa euforia fabricada, colocar os pés na terra que nos abriga, já que o planeta continua a girar e a produzir consequências e incoerências que contradizem tudo aquilo que tais espetáculos de milhões e milhões de dólares em custo, propagados por interesses comerciais e pela benevolente e tantas vezes parcial mídia, tentam fazer-nos esquecer ou jogar para debaixo do tapete como de reles pó se tratasse...
Alertado por amigos e companheiros desta magnífica e livre blogosfera (que já não o é na China & simpatizantes) tomei conhecimento do drama da jovem brasileira FLAVIA, em coma vigil desde Janeiro de 1998 como consequência de deficiente equipamento causador do acidente que a incapacitou para a vida normal desde aquela data. E aqui deixo, tentando ajudar e divulgar, o caso invulgar (ou nem tanto lamentávelmente), a injustiça que se comete e amplia o sofrimento de seus Pais e familiares.
.
..."Este Blog, criado em Janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia, em coma vigil há dez anos e sua luta pela vida, desde que teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O que aqui escrevo, é o relato verídico dos fatos desde o acidente, ocorrido em 06.01.1998, até os dias de hoje. É um alerta sobre o perigo existente em ralos de piscinas. É um protesto contra a lentidão da justiça brasileira."
.
Mais adiante:
.
..."Tão longe e tão perto: a filha ali, ao lado, alheia, parada, inconsciente enquanto a vida continua a produzir histórias alegres, tristes, indiferentes na engrenagem pontual dos dias. São 10 anos ou 126 meses ou mais de 3,8 mil dias sem falar, saber o que ocorre à sua volta, expressar carinho, praticar atos voluntários. É a metade de sua existência de 20 anos: de criança, entrou na adolescência, na juventude submersa num mundo à parte, impenetrável. “Tantas coisas você perdeu nestes 10 anos, um tempo que não dá para recuperar”, escreveu Odele Souza para a filha Flávia, em coma vígil, no Dia das Mães, postada no blog que alerta serem corriqueiros acidentes como o que ocorreu com a garota. Fotos da menina linda, alegre, brincando de bailarina condensam aqueles poucos anos de vida bem, saudável, tirada em poucos segundos por falta de oxigenação no cérebro, no dia 6 de janeiro de 1998, num acidente inimaginável na piscina no condomínio Jardim da Juriti, onde morava em São Paulo.
O ralo sugou seus cabelos e a deixou sem capacidade de interagir com o meio e as pessoas, mas com as funções orgânicas preservadas. Dorme, acorda, abre e fecha os olhos (daí o nome coma vígil), aparenta reagir a estímulos, se alimenta por sondas. Do ponto de vista da neurologia, um quadro considerado irreversível. Nem mesmo o despertar do polonês Jan Grzebski no ano passado, depois de ter vivido 19 anos em coma, ou de outros casos que aparecem sinalizam alguma possibilidade de mudança. “Quanto mais tempo demora em estado de coma, menos chances de reverter o quadro”, diz o médico Josaphat Vilela de Moraes, chefe da clínica de neurocirurgia do Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS), de Belo Horizonte."
.
Corre, na Justiça do Brasil, processo moroso tentando responsabilizar e cobrar reparos pela imprevisão e negligência que causaram tanto dano à vida da jovem Flávia. Assim, continuo a transcrever:
.
"Os réus do processo pelo acidente causado à Flavia são :
- JACUZZI DO BRASIL – fabricante que vendeu o ralo sem orientação técnica quanto à correta relação de proporção entre o equipamento de sucção e o tamanho da piscina onde foi instalado...
.
- CONDOMÍNIO JARDIM DA JURITI - Av. Juriti, 541 - Moema - São Paulo.
Substituiu - sem orientação técnica - o equipamento de sucção da piscina. O motor de potência de 0,50 cavalos foi substituído por outro de 1,50 cavalos com potência superior em 78% o que deixou o equipamento superdimensionado e fora dos padrões de segurança, conforme perícia técnica anexada aos autos do processo de Flavia.
.
- AGF BRASIL SEGUROS – Seguradora do Condomínio.
Não pagou, quando por mim solicitada, o seguro de responsabilidade civil existente no condomínio, vindo a fazê-lo 1 ano e 11 meses após, mediante ordem judicial mas sem juros nem correção monetária.
Há quase dez anos, dei entrada na Justiça Paulista no processo de indenização por perdas e danos morais pelo acidente causado à Flavia. Há quase dez anos, luto na justiça pela condenação dos culpados. Até hoje os réus seguem impunes, e Flavia, já com 20 anos, segue vivendo sem a proteção que deveria - de imediato - lhe ter sido dada pela justiça que de tão lenta se torna uma justiça injusta.
Durante esses todos esses anos de batalha judicial, o processo de Flavia teve dois julgamentos. Em ambos nos foram concedidas indenizações de valores irrizórios, ínfimos, podendo mesmo serem considerados aviltantes, tendo em vista as gravíssimas sequelas que este acidente - causado por negligência de terceiros - deixou em Flavia. (*) Em novo e último recurso solicito à justiça, - agora em Brasília - indenização de valor adequado à gravidade deste acidente, para que Flavia possa ser cuidada - pelo resto de sua vida - com os recursos de que necessita para ter uma sobrevida digna. Há mais de um ano, o processo de Flavia teve autorização da justiça paulista para ser julgado em Brasília, em última instância. Há mais de três meses, essa decisão saiu publicada no Diário Oficial de São Paulo. Somente dia 14 de Julho de 2008, o processo de Flavia saiu do Tribunal de Justiça de São Paulo rumo ao Superior Tribunal de Justiça em Brasília. E lá, não sabemos por quantos anos ainda permanecerá."... ...
.
Este é um caso entre inúmeros outros casos e injustiças. E não só no belo Brasil!
Por isso brindemos, festejemos com luz e côr os milhões gastos em espetáculos olímpicos e quejandos. Mas não nos esqueçamos de brindar também aos milhões de dólares que não são gastos em favor duma Justiça eficiente, das indefesas Flavias do nosso quotidiano, dos injustiçados, dos perseguidos e dos Tibetes oprimidos do mundo inteiro. Ou não será tudo uma questão de prioridades não estabelecidas e parca solidariedade nos jogos olímpicos da vida?
  • Flavia Vivendo em Coma - Aqui!
  • O selo para colocar no seu blogue ou página na net, convocando para a Blogagem Coletiva para Flavia programada para 15 de Setembro próximo:

Blogagem Colectiva para Flávia em 9/Set/2008

8/08/08

Se vai a Portugal, conheça o Douro e as festas da Senhora do Socorro na cidade da Régua

(Clique na imagem para ampliar. Imagem original daqui)
.
Portugal transfigura-se no verão. Festas e romarias acontecem por todos os recantos atravessando as tardes longas e entrando pelas noites quentes apinhadas de povo local e do que vem do estrangeiro em busca da alegria do folclore, dos sabores da gastronomia tradicional, dos sons da religiosidade e do Portugal que vive em seus corações... E, na cidade capital da vinha e do vinho do Porto - a bela Peso da Régua, localizada no coração do Douro onde contempla, espreguiçada no vale às margens do rio Douro as encostas repletas de vinhedos, também é hora de festa e alegria... a alegria das Festas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ou Festas do Socorro, Senhora do mundo e padroeira também desta cidade do Portugal de nossas raízes.
Do portal do Município do Peso da Régua, transcrevo, quase como um convite para que vá até à Régua, se porventura passar ou estiver em Portugal:
.
5 de Agosto de 2008 - Festa de Nossa Senhora do Socorro afirma-se na Região e no País – de 01 a 16 de Agosto.
02 de Agosto marca o início da edição de 2008 da Festa de Nossa Senhora do Socorro /Festa do Douro, com a realização do Festival Internacional de Folclore, na Alameda dos Capitães. Uma organização em parceria do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Godim com a Comissão de Festas.
Presentes neste Festival Internacional de Folclore estiveram, além do Rancho Folclórico anfitrião, o Rancho Folclórico de Alvarelhos – Trofa; o Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz – St.º Tirso; o Rancho Folclórico de Sta. Maria de Cárquere – Resende e o Grupo de Cantares e Danças de St.ª Cruz de Riba Tâmega.
O Festival Internacional de Folclore tem vindo a afirmar-se de ano para ano, sendo, nesta altura, uma mostra excelente das tradições ligadas à vinha e ao vinho e que nos identificam como povo.
Segue-se o Festival da Francesinha, com destaque para os concertos de Mónica Sintra – dia 7; Jorge Palma – dia 8; Cristiane Sollari – dia 9 e Da Weasel – dia 10. De salientar, o local de realização desta iniciativa – Parque Multiusos, uma aposta do Município com vista à melhoria da qualidade de vida dos Reguenses, assente na requalificação urbana. A entrada é gratuita em todos os concertos.
Nesta altura, falta ainda intervir no parque de estacionamento contíguo (vulgo parque de estacionamento da Sirius), com o objectivo de o modernizar, tornando-o mais funcional para os seus utentes, melhorando, dessa forma, a qualidade do estacionamento no centro da cidade, articulando-se, assim, funcionalmente os dois espaços, dotando-o de unidade.
Além de ser uma mais-valia no que concerne à organização da Festa de Nossa Senhora do Socorro, o parque multiusos é a solução para o problema da feira semanal, dividida por três locais, desde 1999.
O conceito geral desta intervenção é a reabilitação de uma zona central, aproveitando os espaços para usufruto da população, contribuindo para minorar alguns problemas estruturais da cidade, dando-lhe uma nova vida. O investimento global é de cerca de 600 mil euros.
No dia 9, pelo terceiro ano consecutivo, realizar-se-á a 3.ª Prova de Perícia Nossa Senhora do Socorro. A primeira fase tem arranque marcado para as 18H00 e a segunda para as 21H00, na Rotunda do Tondela.
Igualmente pelo terceiro ano consecutivo, realizar-se-á no dia 10, a Corrida de Automóveis (madeira/rolamentos). O início está marcado para as 14H30. O percurso será entre a Igreja de S. José de Godim e a Escola E.B. 2,3.
No dia 11, a emblemática zona histórica do Peso receberá a Sessão de Fados, com início previsto para as 22H30, na Igreja Matriz e às 23H30, no Largo do Eirô.
O espectáculo de Stunt Riding, com piloto Paulo Matias é a proposta para o dia 12. Agendado para as 22H00, o espaço de eleição é a Avenida do Douro.
O dia 13 de Agosto reserva uma surpresa para os milhares de pessoas que tradicionalmente acorrem a Peso da Régua. A Comissão de Festas aposta numa alteração ao modelo tradicional da marcha luminosa, para que o programa seja enriquecido e as pessoas se identifiquem cada vez mais com a Festa de Nossa Senhora do Socorro.
O desfile do dia 13 terá a participação de várias fanfarras de Bombeiros Voluntários, grupos de bombos, animação de rua e samba. A dar início e a fazer o encerramento do mesmo, os tradicionais carros alegóricos.
O desfile terá início no largo da CP, seguindo pela Av.ª da Galiza, Av.ª João Franco, Av.ª de Ovar, terminando na Av.ª do Douro.
14, 15 e 16 são os principais dias da festividade que trás até Peso da Régua cada vez mais pessoas. A aposta da Comissão de Festas e do Município é na qualidade do programa que apesar de tradicional, surge anualmente renovado, com vista a aumentar a sua atractividade.
No dia 14, destaque para o arraial do Peso, com a participação, a partir das 02H00, do Quim Barreiros.
Os dias 15 e 16 ficarão marcados pela majestosa Procissão do Triunfo e pelos arraiais do rio.
A Comissão de Festas e o Município do Peso da Régua convidam-no a visitar Peso da Régua e a participar na Festa de Nossa Senhora do Socorro / Festa do Douro.
.
Do blogue "Escritos do Douro"
















































Clique no "player" e escute Chula de Pias ou Régua Cidade Graciosa.
Se deseja repetir as músicas é só clicar em ">" dos mini-player acima. Informamos que o player não funciona com navegador "Firefox".
(Para evitar sobreposição de sons, não esqueça de "desligar" a rádio "ForEver PEMBA.FM". O player localiza-se no menu deste blogue, lado direito.)
  • Portugal - Douro - Peso da Régua - Aqui!
  • Câmara Municipal do Peso da Régua - Aqui!
  • Biblioteca Municipal do Peso da Régua - Aqui!