9/10/08

Onde será que acontece???? Ora digam, digam lá...

(Imagem original retirada da net)
.
Está correndo na net com sabor quase hilário e, atendendo a vários pedidos aqui deixo.
Ora digam lá... onde é que:
  • Uma adolescente de 16 anos pode fazer um aborto mas não pode colocar um piercing?
  • Um jovem de 18 anos recebe 200€ do Estado para não trabalhar e um idoso recebe de reforma míseros 236€ após toda uma vida do trabalho?
  • Um marido apaixonado oferece um anel à esposa, tem de declarar a doação ao fisco e, o mesmo fisco, penhora indevidamente o salário de um trabalhador e só corrige o erro depois de três longos anos?
  • Nas áreas urbanas mais problemáticas existe um polícia para cada 2.000 habitantes e o Governo diz que não precisa de mais polícias?
  • Em obras públicas e privadas, constata-se que os trabalhadores são em grande parte imigrantes ilegais ou não registrados, que recebem abaixo do salário mínimo e o Estado não fiscaliza?
  • Um professor é sovado por um aluno ou vice-versa e o Governo diz que o problema, as ofensas e a surra têm origem em causas sociais?
  • O governo incentiva as pessoas a procurarem energias alternativas ao petróleo e multa quem coloca óleo vegetal nos carros porque não paga ISP (imposto sobre produtos petrolíferos)?
  • No exame final de 12º ano se o aluno é apanhado a copiar chumba o ano mas, se o aluno tem cargo importante como servidor público ou executivo do governo, o exame de inglês técnico é feito em casa e mandado por fax?
  • Um jovem de 14 anos mata um adulto, fica sem punição porque não tem idade para ir a tribunal e um jovem de 15 anos leva um puxão de orelhas por ter roubado dinheiro para droga e o pai é acusado de violência doméstica?
  • Aos antigos combatententes de África que defenderam e morreram pelo que era então Território Nacional não é reconhecida nenhuma causa nem direito de guerra, mas o primeiro-ministro elogia as tropas que, com todos os direitos garantidos, estão em defesa do Kosovo, Afeganistão e Iraque?
  • Se começa a descontar em Janeiro o IRS e a restituição do excedente só é recebida em Agosto do ano seguinte. Mas, se o contribuinte atrasa um dia que seja o pagamento dos impostos às finanças é "castigado" no ato com juros e coimas?
  • Se fechas a janela da tua varanda cai uma dúzia de fiscais na tua porta porque estás a fazer uma obra ilegal, mas constróiem-se bairros de lata sem qualquer urbanização, saneamento, infraestrutura e nenhum fiscal vê ou impede?
  • Se tentas educar um filho de 14 anos a seguir um ofício na tua empresa respeitável és acusado de exploração do trabalho infantil mas, se és artista (ou não) e o teu filho com 7 anos participa em gravações de telenovelas 8 horas por dia ou mais, é considerada criança talentosa, precoce, extraordinária?
  • Numa farmácia, o cidadão comum doente paga, ao ser medicado, 0.50€ por uma seringa mas, se esse mesmo cidadão é víciado em drogas, receberá a seringa gratuítamente?
  • O primeiro-ministro diz que o serviço de saúde, com as medidas tomadas, (de resultados questionáveis) está mais prático e eficiente, mas não há registo na última década de alguém ter visto, ministro, esposa ou enteados nos SAP's.?
  • Etç., etç. etç. por aí afora...

Acrescento: Claro que não é difícil adivinhar qual o país. Como não fica difícil encaixar na "carapuça" de diversos países dos cinco continentes, tais contradições, razoáveis ou não, mas que acontecem, caem na boca-do-povo por escassa coerência e lógica de atuação governamental em questões com foco social tão amplo e presente, e se multiplicam como informação bem acolhida no mundo virtual, consolidando opinião-crítica. Portanto, tais governantes e seus defensores mais ou menos fanáticos não podem nem devem reclamar de negativismo, de intriga da oposição nem de protestos inconsequentes dos desinformados, porque existe e existirá sempre simplicidade frontal na "voz-do-povo", neste caso da sociedade com a ajuda das novas tecnologias da informática, como também sequelas exacerbadas em custos financeiros ou, nocivas em sacrifícios fisicos para o povo que "alimenta", obrigado a isso, a insaciável e enferrujada máquina governamental de tais países. E não adianta "fabricar" notícias e estatistícas otimistas... A realidade está aí!

9/08/08

Transgénicos - A Europa diz não!

(Imagem original daqui)
.
A discussão vai longe.
A "chamada-de-atenção" para países como Moçambique, empolgados com as novas-tecnologias vendidas como "milagreiras" também aqui fica.
A biotecnologia e seus perigos acendem polémica num mundo onde se buscam a cada dia alimentos baratos que escasseiam. E a necessidade aliada a interesses económicos de empresas gigantes do ramo da biotecnologia, que fazem dos países emergentes pobres, com fossos sociais evidentes e crescimento demográfico sem mando, laboratório e campo de testes, quando se busca nos tão apregoados "transgênicos" a solução, o milagre para colmatar a fome do povo-cobaia.
O argumento daqueles que defendem o uso de transgênicos, as poderosas multinacionais agroquímicas, é que o seu cultivo eliminará a fome no mundo, aumentará a produtividade e será mais rentável para os pequenos agricultores, enaltecendo em simultâneo as vantagens de que são resistentes a insetos e pragas, se adaptam à diferentes climas, são mais produtivos e incorporam substâncias que auxiliam no combate à obesidade, ao colesterol alto e outros. Entretanto, vêm patenteado os seus produtos e as sementes só estarão disponíveis mediante o pagamento de royaltes. Assim, o produtor torna-se cliente-cativo ou escravo, pois delas terá que comprar a semente e o herbicida que produzem em simultâneo.
Mas os benefícios apregoados não são suficientes para convencerem a população esclarecida que já vem protestando em crescente tom contra estes alimentos, quando suspeita por notícias divulgadas, de que esses produtos podem causar doenças como o câncer, alergias, além de aumentar a resistência contra agrotóxicos e antibióticos. E já se evidencia que, na natureza, os transgênicos empobrecem a biodiversidade, eliminam insetos como abelhas, minhocas e outros animais, além de espécies de plantas. E contribuem para o desenvolvimento de ervas daninhas resistentes.
Entretanto, os ditos transgénicos ou organismos biologicamente alterados por engenharia genética vêm gerando no mundo dito "civilizado" forte polêmica acerca do seu cultivo e consumo. Na maioria dos casos essa polêmica tem origem também em interesses económicos e os países da Europa são os que rejeitam mais veementemente tais alimentos.
De notar que o Brasil é o terceiro maior produtor de transgênicos do mundo, ficando atrás sómente dos Estados Unidos e da Argentina.
Segundo o portal luso GAIA - Grupo de Ação e Intervenção Ambiental, "...os transgénicos podem estar com os dias contados na Europa. Cresce entre a população européia o movimento contra os transgênicos, já proibidos em vários países. França, Hungria e Polônia, principais produtores europeus de cereais, proibiram o cultivo de milho transgênico em seus territórios e a Alemanha está no caminho de fazer o mesmo...
...As pressões da presidência da Comissão Européia não conseguiram dar um impulso nos transgênicos. Apesar do poder do órgão executivo do bloco, os países da União Européia vão gradualmente desistindo destes cultivos. Isto se deve em grande parte às dificuldades para convencer os agricultores europeus deste modelo impulsionado por grandes multinacionais da indústria agroalimentar, mas também pelos crescentes protestos da sociedade civil, que reclamam dos governos um papel ativo, segundo uma especialista entrevistada pela IPS...
...Na Espanha e em Portugal, dois redutos da produção de milho transgênicos com as maiores áreas plantadas na União Européia, se começa a questionar os benefícios de plantar e colher essas variedades do cultivo originário da América, onde foi alimento básico de várias culturas aborígines....
...Em outubro de 2007, o comissário europeu de Meio Ambiente, Stavros Dimas propôs aos demais membros do Executivo do bloco de 27 países proibir o cultivo das variedades transgênicas Bt-11 e 1507, devido a evidências científicas sobre seu impacto ambiental negativo. "Mas, o senso majoritário na Comissão é a favor dos OGMs, e a decisão final foi adiada duas vezes por falta de consenso", explicou à IPS a bióloga portuguesa Margarida Silva, coordenadora nacional da Plataforma Transgênicos Fora, integrada por 12 organizações não-governamentais de Portugal da áreas de meio ambiente e agricultura, associada ao seus congêneres do bloco...
...Os críticos como Margarida Silva lembram que já foi provado que a abundante quantidade de herbicidas usados em plantações transgênicas contamina os solos, e a diversidade de espécies também está em risco. Os críticos também dizem que os grãos geneticamente modificados desenvolvem imunidade, exigindo doses mais fortes de agroquímicos, prejudicando o meio ambiente e levando a uma uniformização das sementes, que terão cada vez mais as mesmas características. Também rebatem o argumento de que as plantações transgênicas, por sua grande produtividade, podem colaborar para elevar a produção de comida e acabar com a fome no mundo. "O interesse não é esse, mas os grandes agronegócios de exportação, atualmente voltados à indústria transgênica", disse a especialista..."".
Para não alongar o post, poderão ler o texto integral redigido Por Mario de Queiroz, para a agência IPS e publicado pelo portal GAIA em 05/09/2008 aqui!