quarta-feira, 4 de janeiro de 2006

A PEMBA do Júlio Carrilho XVIII.

A RENOVAÇÃO URBANA - Novos tipos de lojas e habitações.
Com a aprovação do novo plano de urbanização de 1967, intensifica-se o processo de substituição das tipologias do antigo centro histórico.
Os antigos edifícios de um só piso com varanda, para loja e habitação, são substituídos por tipos mais complexos de dois ou três andares. Apresenta-se a fotografia de um edifício deste tipo (postal, AHM 5601 - Arquivo Histórico de Moçambique da Universidade Eduardo Mondlane) em seu aspecto poucos anos depois da construção.
A tentativa de construção de uma frente unitária de pórticos ao longo da rua Jerónimo Romero, perseguida desde os anos Vinte foi, portanto, a partir deste momento, drásticamente interrompida.
O resultado da transformação incompleta do tecido edifícado, independentemente da qualidade individual das intervenções, é agora um ambiente urbano contraditório e fora de escala.
=====
Obs. - Desconhece o autor deste blogue a utilização atual do edifício acima referido.
Sabe, se a memória não falha, que até à independência de Moçambique em 1975, ali funcionou primeiramente um ponto de vendas de carros "OPEL" sob denominação comercial "Pendray & Sousa, Ltda."(fonte António Coelho) e, posteriormente, uma agência de venda de carros FORD, auto-peças e oficina (nos fundos) da Companhia Agricola e Comercial João Ferreira dos Santos, SARL.
No piso superior existem duas residências, tendo numa delas, habitado o encarregado da mesma oficina, Sr. Cruz.
A outra (geminada), parece-me que foi residência do Sr. Ventura, funcionário da Alfândega da então Porto Amélia.
O título desta série de imagens leva o nome do Arquiteto Júlio Carrilho por ser (sem desmérito aos demais autores) um dos obreiros desta publicação da FAPF e, em simultâneo, ter sua origem de nascimento no belo recanto de Cabo Delgado.
Poderão ver este e demais textos com imagens em:Home Pemba - História em Imagens e Textos(http://geocities.yahoo.com.br/historiapemba/) .
Fotos e textos extraídos da recente publicação "Pemba as duas cidades" de autoria da Sandro Bruschi, Júlio Carrilho e Luis Lage.Edição
FAPF (Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane - Maputo - http://www.architecture.uem.mz/
Clique nas imagens para ampliar.Continuaremos colocando aqui, nos próximos tempos, imagens inéditas de Pemba e textos deste excelente trabalho "Pemba as duas cidades".
Agradecemos aos autores e a Z. N. C.

Nenhum comentário: