terça-feira, 24 de janeiro de 2006

A PEMBA do Júlio Carrilho XXXI

Edificações na Avenida Marechal Craveiro Lopes.
O grande eixo da avenida já aparece indicado no Plano de Urbanização de 1950 do Gabinete de urbanização Colonial (arq. João Aguiar).
Foi confirmado no Plano de urbanização aprovado em 1967 (arq. Paulo de Melo Sampaio) e estava já traçado mas ainda não edificado no fim dos anos Sessenta.
O complemento da edificação como hoje aparece teve lugar só nos últimos anos da denominação colonial.
Abaixo, imagem do prédio "Januário" na esquina com a rua Governador Basílio Seguro (actual rua Primeiro de Maio).
Abaixo também, na segunda imagem, uma das poucas e novas construções (recentes).
O título desta série de imagens e textos leva o nome do Arquiteto Júlio Carrilho por ser (sem desmérito aos demais autores) um dos obreiros desta publicação da FAPF e, em simultâneo, ter sua origem de nascimento no belo recanto de Cabo Delgado.
Poderão ver este e demais textos com imagens em:Home Pemba - História em Imagens e Textos(http://geocities.yahoo.com.br/historiapemba/) .
Fotos e textos extraídos da recente publicação "Pemba as duas cidades" de autoria da Sandro Bruschi, Júlio Carrilho e Luis Lage.
Edição FAPF (Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane - Maputo - http://www.architecture.uem.mz/
Clique nas imagens para ampliar.
Continuaremos colocando aqui, nos próximos tempos, imagens inéditas de Pemba e textos deste excelente trabalho "Pemba as duas cidades".Agradecemos aos autores e a Z. N. C.

Nenhum comentário: