7/24/06

II FNCMT: Delegações para o festival começam a chegar a Pemba.


As delegações que vão participar na fase final do II Festival Nacional da Canção e Música Tradicional, que de quarta-feira a domingo decorrerá em Pemba, começam hoje a chegar à capital de Cabo Delgado. Este evento, organizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), irá movimentar cerca de 400 artistas oriundos de todas as províncias do país.
A cerimónia de abertura do festival, que será dirigida pelo Presidente da República, Armando Guebuza, decorrerá no Estádio Municipal de Pemba, enquanto a maioria dos espectáculos terá lugar na Casa de Cultura da capital provincial de Cabo Delgado e na praia do Wimbi.
Equipas do MEC e responsáveis provinciais de Cabo Delgado estavam até ontem envolvidas na finalizacão dos últimos detalhes para este evento, que decorrerá sob o lema "Celebrando a Diversidade Cultural Livres do HIV/SIDA".
Sexta-feira e sábado o governador Lázaro Mathe esteve igualmente envolvido de forma intensa na verificação dos pormenores que envolvem o festival.
A fase final do evento é o culminar de uma maratona de etapas competitivas distritais e provinciais que decorreram ao longo do primeiro semestre deste ano.
De todas as províncias foram apurados dez grupos, que tratarão de apresentar o que há de melhor nas suas províncias de origem em termos de canção e música tradicional.
Na fase que Pemba acolhe os artistas participantes são na maioria estudantes de diversos níveis de ensino nas suas províncias de origem.
A cerimónia de abertura consistirá num programa que inclui as boas vindas às delegações por parte dos responsáveis da província anfitriã, um discurso do Presidente da República, bem como a exibição de valores culturais por parte de alguns distritos da província anfitriã e ginástica massiva por alunos das escolas de Pemba, entre outras actividades.
Para além dos cerca de 400 artistas, que estarão hospedados no Instituto do Magistério Primário (IMAP), estima-se que mais 300 pessoas, entre dirigentes e jornalistas, componham as delegações que começaram a chegar a Pemba para integrarem várias subcomissões criadas para atender às especificidades de cada um dos grupos.
Maputo, Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006:: Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.