domingo, 20 de janeiro de 2008

E porque hoje é Domingo...Riverdance - A arte da dança !

Riverdance - Origem: Dublin, Irlanda,
Estilo: Dança irlandesa, sapateado
Período em atividade: desde 1995
Afiliação(ões): Anúna
Website: Site oficial
.
Riverdance (que em português seria uma aglutinação de «dança do rio») é um espetáculo de sapateado irlandês, reconhecido pelo rápido movimento de pernas dos dançarinos e aparente imobilidade da cintura para cima.
Riverdance se apresentou pela primeira vez no dia 30 de abril de 1994 durante o intervalo de sete minutos, no Festival Eurovisão da Canção, edição de 1994.
A música foi escrita por Bill Whelan.
A Irlanda era a anfitriã, por vencer a edição de 1993, tendo escolhido a cultura celta como mote para este espetáculo.
Riverdance conta com um grupo musical reduzido, composto por Davy Spillane, o guitarrista espanhol Rafael Riqueni, a búlgara multi-facetada instrumentalista Nikola Parov, o acordeonista.
Máirtín O'Connor e percussionista Noel Eccles.
Uma das características do espetáculo original eram os números de gospel, escritos — como todo o resto — por Whelan e interpretado pelo Reverendo James Ginon, de Atlanta.
Estes números iriam alegadamente explorar a sensação de deslocados que os irlandeses e africanos teriam sentido após emigração para o Novo Mundo.
Outra das características de destaque de Riverdance, é a sensualidade das danças, entrando em contraste com as alusões às tradições irlandesas.
"Os irlandeses sempre separaram o sexo e a espiritualidade como se não pudessem coexistir no ser humano", disse Whelan. "O meu ponto de vista é que a espiritualidade sem sexualidade e sensualidade torna-se árida. A sensualidade é um dos aspectos mais importantes deste trabalho". (Referências - Wikipédia)
.
E aqui, dois videos do Riverdance para o seu domingo:
.
A emoção da dança

video

A graça da dança

Riverdance em Génova-2001. Breandan de Gallai e Joanne Doyle.
(Para evitar sobreposição de sons, não esqueça de "desligar" a "Last.FM" no lado direito do menu deste blogue.)

Nenhum comentário: