10/13/08

Assinado em Pemba contrato para a pesquisa e produção de petróleo nas áreas 3 e 6 do Bloco do Rovuma, na província de Cabo Delgado.

Companhia malaia vai prospectar petróleo na Bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado.

O governo moçambicano e a companhia petrolífera Petronas Carigali, Limitada da Malásia assinaram sexta-feira, em Pemba, um contrato de concessão para a pesquisa e produção de petróleo nas áreas 3 e 6 do Bloco do Rovuma, na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.

O jornal Notícias refere que o Rovuma constitui uma das bacias menos estudadas do ponto de vista de ocorrência de hidrocarbonetos, muito embora se suspeite que pelas características geológicas que apresenta possa ter recursos petrolíferos consideráveis.

A entrada da Petronas na região, segue-se às operações das companhias canadiana Artumas Group, da norueguesa Hidro, da americana Anadarko e da italiana ENI.

O jornal Notícias refere ainda que entre 2006 e 2009 "serão investidos em operações petrolíferas na Bacia do Rovuma, pouco mais de 300 milhões de dólares norte-americanos".

O presidente do Instituto de Petróleos, Arsénio Mabote, reconheceu ao jornal do Maputo que ainda são poucos os estudos realizados na Bacia do Rovuma mas admitiu que a zona tem grandes potencialidades.

“Temos, por exemplo, a ocorrência na zona, de hidrocarbonetos à superfície, naturalmente que isso dita por parte das empresas, grande expectativa não só em termos de ocorrência de petróleo, mas também de gás natural. Sabemos que do outro lado da fronteira, mais concretamente na Tanzania, há ocorrência de gás natural em Navibay e Songo-Songo que já está em produção”, referiu Mabote.

O presidente do Instituto de Petróleos considera que "estes elementos todos levam a admitir que a Bacia do Rovuma, do lado de Moçambique, também tenha bastante interesse, o que quer dizerque existem condições para a ocorrência de gás natural ou petróleo na Bacia do Rovuma".

Arsénio Mabote assinalou, no entanto, que "só as perfurações a realizar nos próximos anos poderão determinar com clareza a ocorrência ou não de petróleo".
- In Macauhub - 13/10/08.

  • Post's anteriores sobre prospecção de petróleo em Cabo Delgado (bacia do Rovuma) - Aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.