quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Coronel de Infantaria do Exército Português Basílio Pina de Oliveira Seguro.

(Clique na imagem para ampliar. Imagem original de propriedade do Dr. Carlos Lopes Bento)

Faleceu na madrugada do dia 19 de Novembro em Portugal uma das figuras mais importantes e atuantes dos últimos anos da então colónia portuguesa de Moçambique, o Coronel de Infantaria do Exército Basílio Pina de Oliveira Seguro, governador do Distrito de Cabo Delgado de 1961 a 1969, sucedendo ao Comandante de Marinha Carlos Alberto Teixeira da Silva.

Regressou a Portugal em 1969 onde passou à reserva com o acontecer do 25 de Abril de 1975, quando exercia a função de governador de Cabo Verde.

A notícia de seu falecimento chegou até mim via e.mail e com o seguinte texto, desconhecendo até ao momento maiores detalhes:

"AMIGO JAIME,

QUERO INFORMÁ-LO QUE O CORONEL BASÍLIO SEGURO FALECEU ESTA MADRUGADA. ATENDENDO A QUE FOI ALGUNS ANOS GOVERNADOR DO DISTRITO E TAMBÉM UM GRANDE AMIGO PENSO QUE HAVERÁ INTERESSE EM COMUNICAR. MUITAS VEZES ME DIZIA QUE TINHA PORTO AMÉLIA NO CORAÇÃO E MUITAS SAUDADES DAS VISITAS AO MATO.
UM ABRAÇO,
- M. E. - 19/11/08.

À Família do Coronel Basílio Seguro, principalmente a sua filha Elvira, colega de muitos de nós dos bancos escolares no então Colégio Liceal de São Paulo, respeitos e pêsames.

Um comentário:

M E G disse...

O FUNERAL DO COR. BASILIO SEGURO FOI MUITO EMOCIONANTE,O PRÓPRIO PADRE ÀS VEZES NÃO CONSEGUIA FALAR.ELE TEVE UMA ACÇÃO MUITO ACTIVA NA PARÓQUIA ONDE RESIDIA MAS ESTAVA HÁ MUITO,MUITO DIMINUIDO SEM VER E MUITO ENFRAQUECIDO E POR FIM VÁRIAS VEZES DEBILITADO POR INFECÇÕES PULMONARES.