5/29/05

A FOME compartilhada...!!!


Posted by Hello

Africanidade 27-05-2005:

Animais selvagens, sobretudo elefantes, estão a destruir culturas agrícolas na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, agravando a situação de fome que afecta centenas de famílias daquela região do país, denunciaram hoje as autoridades governamentais.

A administradora do distrito de Nangade, em Cabo Delgado, Mónica Patrício, disse que muitos camponeses vêem-se impedidos de fazer as colheitas devido à presença daqueles animais nas suas "machambas" (hortas), embora usem técnicas tradicionais como meios para prevenir ataques.

"A nossa resposta nunca é das melhores, o que tem provocado fome e também vítimas humanas", disse Mónica Patrício, referindo ainda que as autoridades "continuarão a trabalhar com a população de modo a encontrar mecanismos viáveis para controlar a situação e evitar que mais gente seja vítima de animais".

Para colmatar a situação, o governo local tem lançado sucessivos apelos às populações no sentido de procurar usar mecanismos tradicionais, abrindo covas em voltas das suas hortas como forma de prevenção de ataques daqueles animais, destacou Mónica Patrício. A província de Cabo Delgado tem sido palco de presença de animais bravios até na capital provincial, Pemba, onde apenas no ano passado foram abatidos mais de uma dezena de leões, um dos quais numa rua da cidade.
Na terça-feira, as autoridades moçambicanas anunciaram que poderão lançar um apelo internacional em consequência da fome que afecta 150 mil famílias das regiões centro e sul do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.